Quantcast
Retalho

60% dos portugueses tencionam comprar na Black Friday

6 em cada 10 portugueses tencionam fazer compras durante a Black Friday, revelam os resultados do Google Consumer Survey julho 2020. E, este ano, a temporada de compras inicia-se antes e prolonga-se até ao final de dezembro envolvendo também Dia dos Solteiros (já realizado a 11/11), Cyber Monday, Natal e Saldos.

Os dados da gigante tecnológica norte-americana revelam que, nos últimos anos, a Cyber Monday e o Dia dos Solteiros têm vindo a ganhar relevância e a disputar o interesse dos consumidores e das marcas, verificando-se que isto acontece, segundo a Google, “cada vez mais cedo”. No caso da Cyber Monday, dados do Google Trends mostram que as pesquisas acontecem durante todo o mês de novembro.

Depois da Cyber Monday, há ainda uma grande parte dos portugueses que tenciona fazer as compras de Natal em dezembro. De acordo com Google Consumer Survey julho 2020, 43% planeia fazer as compras de Natal na primeira quinzena de dezembro, 23% planeia comprar em novembro e 18% no dia 24 ou 25 de dezembro.

“Isto significa que a atenção dos consumidores está diluída no tempo e por vários eventos e, por outro lado, são maiores os desafios para as marcas que precisam de encontrar estratégias para se envolverem com os consumidores nos vários eventos de consumo”. Além disso, a Google salienta que, se a atenção já está diluída no tempo, também a atenção dos consumidores “começa cada vez mais cedo”. Com o retalho cada vez mais digital, as marcas precisam de preparar-se para serem “ágeis” e ir ao encontro do consumidor que “procura uma experiência de compra online excelente”.

Certo e que os múltiplos avanços da tecnologia, nomeadamente, no que diz respeito ao machine learning, vieram dar uma ajuda fundamental para as equipas escalarem exponencialmente uma parte importante da sua operação: a gestão das campanhas de Performance Marketing para aquisição de clientes.

Dicas para aproveitar o pico de compras:

  • Com os consumidores a passar mais do seu tempo online, de janeiro a julho deste ano as pesquisas dos portugueses no motor de pesquisa da Google sobre “compra online” duplicaram em relação ao mesmo período de 2019.
  • Black Season no lugar de Black Friday: Antecipação será um fator chave para o sucesso, pois o pico promocional não começa, nem acaba na Black Friday. Com cada cliente a planear as diferentes oportunidades (Dia do Solteiro, Black Friday, Cyber Monday, Natal), a procura por ofertas já começou.
  • De acordo com o Google Consumer Survey julho 2020, os consumidores aproveitam datas como a Black Friday para fazer compras pessoais. 50% dos consumidores portugueses tenciona fazer compras pessoais e 30% aproveita para comprar presentes de Natal. O mesmo estudo revela ainda que 43% dos portugueses admite esperar por datas como a Black Friday para comprar produtos de que precisa (como smartphones, computadores, electrodomésticos, entre outros.
  • O consumidor português está mais aberto a experimentar novas lojas ou marcas, sobretudo motivado por razões de preço e conveniência.
  • É importante construir awareness cedo, mas para assegurar um lugar entre as marcas a considerar pelos consumidores é fundamental trabalhar o chamado middle funnel, combinando o poder de formatos como vídeo e o display, garantindo posições de topo nas pesquisas mais relevantes para o negócio.
  • Automação e flexibilidade dos objetivos de Return on Advertising Spend (ROAS) serão decisivos para responder de forma rápida e eficiente à volatilidade da procura e da competitividade.