Quantcast
Revista

2020 terminou. O que se disse neste ano na DH!

Capa_DH_490_dupla_1550x570

2020 terminou finalmente! Comecemos um ano novo!

Este foi/é o desejo de todos com quem a DISTRIBUIÇÃO HOJE falou ao longo de 2020, ou melhor, o desejo de todos a partir do início do 2.º trimestre de 2020.

 

Nesta última/primeira edição de 2020/2021, trazemos os principais destaques publicados ao longo de 10 edições que começaram por ser em papel e que, em março, passaram para o formato digital.

Além dos principais destaques publicados ao longo de 2020, o wordcloud dá-nos as palavras mais publicadas na DISTRIBUIÇÃO HOJE ao longo dos últimos 12 meses e o resultado é o seguinte: 1.º Portugal, 2.º Online, 3.º Lojas.

 

No retalho, entrevistámos João Braz Teixeira, managing director de Expansão e Obras da ALDI Portugal, que, após a primeira campanha de comunicação no nosso país, nos revelou como, onde e quando serão investidos os milhões que o retalhista alemão tem previsto para o mercado português.

Com o retalho e retalhistas a transferirem a suas atenções para o digital, além dos websites e marketplaces, também as redes sociais assumiram um papel fulcral na comunicação com o consumidor e, até mesmo, na venda. A jornalista Cláudia Pinto foi falar com quem, neste ano atípico, apostou nas plataformas digitais para incrementar vendas, mas também para promover produtos e criar interação com os clientes.

 

A conclusão foi ou é simples: a pandemia veio acelerar novas estratégias dos retalhistas e trazer novos hábitos aos consumidores. Em tempos atípicos, todos ganham.

Entrevistado foi, igualmente, Marcelo Tupan, COO da Tlantic, que, após a parceria com a norte-americana NCR, nos falou no que esta nova fase poderá trazer para a empresa e que soluções poderão surgir no futuro. Certo é que “a crise mundial vivida nos últimos tempos prova que o digital é um caminho sem retorno”, segundo aponta Tupan, e que, 25

 

anos após o nascimento, “o e-commerce ainda está na sua infância”.

Com a ida em força para o digital, os perigos dessa mesma transição são abordados nesta edição. A transferência “em massa” para o online e o aparecimento de “novas” formas de pagamento trouxeram, também, novas formas de fraude. A solução passa por soluções integradas de omnichannel, com informação, devidamente atualizada, a par de processos de mitigação de fraude.

Com os consumidores confinados nas suas casas, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) lançou a plataforma “Drinkies360”. João Lopes, brand manager SCC, revela que, além de um canal de venda que disponibiliza disponibilizando as marcas de cerveja, sidras e águas em garrafas retornáveis, fá-lo de uma forma sustentável.

A Kantar Portugal analisa, nesta edição, o mercado das “Gorduras Alimentares”. Confirmado é que, o último ano, quase 100% da população

comprou, pelo menos uma vez, azeite, óleo, margarina e manteiga, reforçando assim que na cozinha dos portugueses as gorduras alimentares não podem faltar.

As opiniões desta edição pertencem a Sara Monte Freitas (Expense Reduction Analysts), Cristina Mesquita (Euromadi Portugal), Delfim Santos (Daymon) e Gonçalo Bernardes (Gallo).

Boas leituras e votos de um Bom Ano de 2021.