Quantcast
 

Identificado novo modelo de outsourcing

A Lógica, empresa líder de serviços de gestão e de tecnologias da informação, acaba de apresentar os resultados de um estudo que apela a uma mudança sustentável no funcionamento das empresas em outsourcing.

Este estudo foi realizado em parceria com a London School of Economics (LSE) e é o resultado de 17 anos de investigação articulada em cerca de 1600 organizações. Sugere, acima de tudo, que as empresas passem de uma simples administração e gestão de contratos para uma nova fase de cooperação na liderança. Segundo o relatório, as empresas estão mais bem posicionadas para superar a recessão económica, tendo a capacidade de construir os seus negócios numa perspectiva de futuro.

O estudo classifica as relações de outsourcing em quatro fases – administração de contratos, gestão de contratos, gestão de fornecedores e cooperação para a inovação – e conclui que as chaves para o sucesso de empresas que trabalhem neste modelo são: a importância das novas formas de contratação, contratos que partilhem riscos e recompensas de uma forma que fomente a inovação, a colaboração entre as partes envolvidas e o alto desempenho para alcançar objectivos comuns.

“A inovação tem e ser o esforço conjunto que exige uma verdadeira inovação proactiva, atempada e eficaz de serviços aos clientes. A ‘liderança colaborativa’ que conduz à inovação tem de ser um esforço consciente. Esta investigação irá ajudar a orientar as empresas e fornecedores a pensar em formas alternativas de trazer inovação para a frente dos seus negócios”, comenta Kate Hanaghan, analista sénior do Bathwick group, em comunicado.

Jean Marc Lazzari, CEO de Outsourcing Services da Logica, afirma que “quando o debate se centra na Inovação, no Outsourcing e na Cooperação, este estudo vem ajudar as empresas a decidirem qual o melhor rumo a tomar. Atravessamos uma época interessante e é cada vez mais crucial que as organizações trabalhem em conjunto, conciliando competências e partilhando riscos, para que permaneçam competitivas e possam prosperar e construir negócios sólidos e inovadores com uma visão de futuro. Fazemos votos de que este documento permita motivar as empresas para analisar as componentes que moldam as suas relações no âmbito do outsourcing“.

“Os resultados da investigação foram surpreendentes. Encontrámos verdadeiras relações de cooperação, que resultaram em soluções, modelos de negócio ou processos inovadores. É, portanto, razão para concluir que este é o momento oportuno para amadurecer as relações dentro dos contratos de outsourcing e avançar para uma mudança sustentável. A conjuntura económica obriga as pessoas a trabalhar em conjunto e os benefícios de avançar com uma correcta liderança, relações contratuais e comportamentos correctos tem um impacto duradouro sobre o desempenho das empresas”, afirma Leslie Willcocks, director da unidade de outsourcing da LSE e principal autor deste estudo.

O estudo concluiu ainda que existem quatro componentes fundamentais para inovar através da cooperação – Liderança, Contratação, Organização e Comportamento. Destes, a Liderança é o principal e desempenha um papel vital na criação de um ambiente favorável a contratações certas, a uma boa organização e a comportamentos correctos.

A apresentação deste estudo coincide com o anúncio feito recentemente pela Associação Portugal Outsourcing de que as empresas portuguesas de tecnologias de informação pretendem criar 12 mil empregos no nosso país, bem como atingir mais de mil milhões de euros em exportações até 2015.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever