Segundo a análise da IDC, durante o primeiro semestre de 2011, a EMC atingiu uma quota de 62% do mercado total mundial de PBBA, com os seus serviços EMC Avamar, data Domain e Disk Library para produtos de Mainframe, com o concorrente mais direto a deter uma quota de 20,7% e todos os outros abaixo dos 4%.
Aquela consultora espera que o mercado total de PBBA registe um crescimento robusto com uma taxa de incremento de 25,6% para o período de 2010-2015, totalizando aproximadamente os 4 mil milhões de euros até ao final de 2015.
Para Robert Amatruda, research director da IDC, este crescimento resulta “do desejo dos utilizadores atingirem uma melhor sincronização de backup, tempos de recuperação mais rápidos, proteção efetiva do servidor virtual e integração com aplicações de backup existentes”.
“Durante muitos anos falámos sobre uma “mudança tectónica” na indústria de backup impulsionada pela disponibilidade de tecnologia de duplicação de dados. Esta mudança já deu lugar à adoção das PBBA pela comunidade de TI”, sublinha William Jenkins, presidente da divisão de backup da EMC.