Quantcast
Customer Experience

Os consumidores estão curiosos em relação ao metaverso. E as empresas?

Os consumidores estão curiosos em relação ao metaverso. E as empresas?

Já são nove em cada dez consumidores que exprimiram curiosidade sobre o metaverso. O estudo “‘Total Immersion: How Immersive Experiences and the Metaverse Benefit Customer Experience and Operations’, do Capgemini Research Institute, revela que 77% dos consumidores esperam que as experiências imersivas impactem as suas interações com pessoas, marcas e serviços.

Por sua vez, do lado das empresas, sete em cada dez acredita que as experiências imersivas vão ser um diferenciador chave nos seus mercados, particularmente em relação à jornada do cliente.

 

Do pequeno grupo de utilizadores que já utilizou o metaverso, três quartos estão a usá-lo e querem continuar a fazê-lo.

O estudo aponta que os consumidores estariam mais interessados em interagir com o setor do retalho (78%) e dos produtos de consumo (77%), aprimorando a sua experiência de compra ou tendo oportunidade de experimentar produtos como carros, móveis e eletrodomésticos. Já do lado empresarial, é apontada, em muitas das organizações, uma falta de estratégia clara para escalar as iniciativas do metaverso.

 

Na área da produção e retalho, está-se a apostar na realidade aumentada para decorar virtualmente a casa, em eletrónica e outros itens (24%) ou na criação de novas experiências cliente e mais envolventes (25%).

De acordo com o relatório, 66% das organizações já têm um roteiro de um a dois anos para experiências imersivas e 15% das organizações pretendem ter alguma presença no metaverso dentro de um ano. Já 45% acreditam que será mainstream dentro de três anos. No entanto, muitas organizações estão atualmente adotando uma abordagem prudente.

 

O estudo teve como base um inquérito realizado a oito mil consumidores e mil organizações em 12 países, durante julho e agosto de 2022.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever