Quantcast
Customer Experience

Como criar uma relação de amor entre marcas e clientes?

coração ilustração

A Altitude Software lançou um conjunto de dicas que pretende ajudar as marcas e os consumidores a “reforçarem os laços que os unem”.

“Criar uma relação de amor entre marcas e consumidores não é tarefa fácil. Na maioria das vezes, as empresas falham na missão de apaixonar os seus clientes ao ignorarem as suas necessidades. A empresa deve saber bem o que cada um dos seus clientes quer e necessita e que ações e atitudes podem fazer com que este se sinta querido”, refere a Altitude Software.

As dicas da empresa constam do seu novo e-book e incluem:

  1. Valores e missão: A marca deve mostrar ao seu cliente que comungam dos mesmos princípios. Se o cliente sente que partilha os valores da marca, das atitudes generosas ao compromisso com a palavra dada, permanecerá ao seu lado e não pensará na concorrência.
  2. Transparência: Tal como numa relação amorosa entre duas pessoas, o cliente valoriza a transparência, apreciando que a marca o informe sobre as suas políticas, requisitos e preços de forma clara. O cliente também espera uma explicação se acontecer algum atraso ou outro tipo de problemas com uma compra, e quer estar sempre informado dos progressos e alterações que aconteçam no âmbito desse problema.
  3. Recompensas e presentes: Os clientes gostam de ser recompensados pela sua fidelidade para com uma marca. E uma das formas de o fazer é oferecer-lhes descontos, cupões, eventos exclusivos ou serviços adicionais.
  4. Ver e ouvir com atenção: Os consumidores têm sempre muito a dizer sobre uma empresa. Estar atento aos seus comentários e críticas pode proporcionar uma informação muito valiosa sobre como manter acesa a chama na relação.
  5. Contacto rápido e fluido: Perante as dúvidas dos clientes, a empresa deve responder rapidamente e manter aberto o canal de comunicação.
  6. Êxito partilhado: Se partilhar as conquistas com os seus clientes, estes sentirão que as vitórias da marca também são suas. Um tweet ou uma publicação no Facebook com uma mensagem do tipo “Conseguimo-lo juntos” fará com que os consumidores se vejam como uma parte importante da marca.
  7. Humanismo: Lembre-se que as pessoas querem sentir-se especiais. Um tratamento personalizado ajuda a alimentar essa afeição em relação à marca com quem está a negociar.
  8. Agradecer: Sempre que um cliente manifestar encantamento pela marca é como se se tratasse de uma demonstração de amor, e há que mostrar gratidão sempre que isso acontece.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever