A Collab está a implementar de forma gradual o conceito ‘gamification’ nos seus produtos. De acordo com a empresa, o conceito pode ser uma “ferramenta de gestão de todo o ciclo de vida do agente: contratação, processo de on-boarding, fidelização à marca, motivação, aumento de produtividade…tudo num ambiente de jogo”.
Segundo a Collab, o ‘gamification’ “utiliza mecânicas de jogos e técnicas de design de jogos para criar uma experiência de jogo durante o período de trabalho. O principal objetivo é o de tornar o trabalho mais apelativo, motivador e divertido enquanto se tenta atingir os objetivos da empresa.”
Para a empresa, o conceito faz todo o sentido nos contact centers, que “apresentam as taxas mais altas de rotatividade de colaboradores na indústria e também uma das médias de idade mais baixas. Seguindo esta abordagem, faz todo o sentido apostar na criação de um mecanismo que motive e promova a lealdade dos colaboradores.”
Ainda assim, a Collab explica que antes da criação de uma plataforma de gamification “deve-se primeiro decidir quais os eventos a serem incluídos e que finalidade terão”. A abordagem da empresa consiste na criação de três tipos de eventos diferentes: Missões, Desafios e Conquistas.
“As missões estabelecem metas que devem ser superadas para se conseguir um prémio. Este tipo de evento pode ser concluído por todos aqueles que aceitem a missão e não existe qualquer tipo de concorrência”, revela.
“Os desafios são competições em que todos devem tentar alcançar o mesmo objetivo de uma forma mais rápida ou melhor do que todos os outros. Os desafios só irão premiar os mais bem classificados. Já as conquistas, irão destacar feitos e etapas e poderão exigir competências específicas ou apenas que se faça algo durante um determinado período de tempo”, conclui.
A implementação deste tipo de estratégia “acrescenta um elemento novo ao local de trabalho e pode-se utilizar para incentivar os trabalhadores a realizarem tarefas, tornando-as mais divertidas e apelativas. Os desafios promoverão a concorrência, melhorando o desempenho dos trabalhadores e o trabalho de equipa tornar-se-á muitas vezes a principal ferramenta para se atingir os objetivos, o que levará ao aumento de entreajuda entre trabalhadores”, revela a Collab.