A AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service anunciou na passada semana o lançamento de uma Certificação de Profissionais de Customer Service, uma certificação que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos profissionais do setor. A AproCS começou agora a comunicar a certificação junto de empresas e profissionais e, até à data, já teve “manifestações de interesse por parte de algumas das maiores empresas do setor.”
De acordo com a associação, esta ferramenta de certificação dos profissionais distingue-se por ter o potencial de “enriquecer curricularmente e por valorizar os profissionais”, por “aumentar o potencial de empregabilidade” e por “aumentar o potencial salarial e remuneratório” dos profissionais.”
Para as empresas que operam no setor do customer service, os benefícios são, segundo a AproCS, a “valorização profissional das equipas”, o “investimento na qualidade de serviço aos clientes” e a “habilitação a concursos onde a certificação dos colaboradores seja exigida” por parte das entidades que contratam.
À CALL CENTER MAGAZINE, a AproCS explicou que numa primeira fase o objetivo é certificar apenas assistentes de call centers. Posteriormente, a associação pretende certificar também outras categorias e funções de profissionais de customer service.
A certificação dos assistentes de call center será assegurada através de um processo de avaliação individual que inclui um teste escrito, que tem um peso na avaliação de 25%, e o atendimento de três chamadas de teste realizadas por auditores certificados pela AproCS, que terá um peso de 75%. A certificação terá uma validade de três anos, após os quais terá que ser renovada nos mesmos moldes.