O site Insider Intelligence dá algumas pistas de como aumentar ou manter a fidelidade dos consumidores às marcas em contexto inflacionário.
Com as dificuldades em manter os consumidores motivados para continuarem a optar por determinada marca/produto em detrimento do preço, o site aponta a personalização, a gamificação e os programas de retenção com ofertas como melhores estratégias.
Personalização: os retalhistas podem melhorar a sua posição junto dos consumidores ao apresentar ofertas personalizadas e recomendações de produtos com base no histórico de compras.
- A Kroger usa recompensas personalizadas como uma alavanca para evitar que os compradores mudem para retalhistas focados no preço. Isso permitiu que a empresa protegesse as suas margens enquanto oferecia valor aos consumidores.
- O Misfits Market oferece uma ferramenta de carrinho automático que seleciona itens com base nas compras anteriores dos compradores, adicionando conveniência ao processo de compras de supermercado.
Gamificação: com muitos retalhistas a oferecem programas de recompensas para incentivar os clientes a regressar, alguns estão a dar um passo mais arrojado ao gamificar a experiência para incentivar os membros a gastar mais.
- A Sweetgreen está a testar um programa de “Recompensas e Desafios” onde os clientes que realizam determinadas ações recebem descontos e outros benefícios.
- A Starbucks usa a gamificação para transformar consumidores em clientes regulares através de desafios, competições exclusivas para membros e vantagens como Double Star Days. Essa abordagem rendeu dividendos significativos: a Starbucks possui 27 milhões de membros ativos nos EUA, que são responsáveis por 54% das receitas das lojas americanas.
Aumentar ‘recompensas’: Há retalhista que estão a adicionar novos recursos aos seus serviços de assinatura para aumentar as inscrições e reduzir a rotatividade.
- Antes do Prime Day, a Amazon está a oferecer aos membros US Prime uma associação gratuita de um ano ao Grubhub + , que permite que os assinantes solicitem entrega de alimentos sem pagar taxas de entrega.