Quantcast
Sustentabilidade

Sustentabilidade ganha tração: 49% dos consumidores diz já ter pagado mais por ‘produtos verdes’

Sustentabilidade ganha tração: 49% dos consumidores diz já ter pagado mais por ‘produtos verdes’

A sustentabilidade ambiental tem ganhado cada vez mais importância para os consumidores. Para 51% dos consumidores globais este fator é-lhes mais importante hoje do que era há 12 meses, segundo um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), a que a DISTRIBUIÇÂO HOJE teve acesso em exclusivo.

“Os consumidores indicaram que estão dispostos a comprometer recursos pessoais e a abdicar de comodidades para proteger o planeta, e estamos finalmente a ver as suas aspirações e ações a convergirem “, disse a líder global de IBM Consulting Sustainability Services, Sheri Hinish, citada em comunicado.  “Mas precisam que as empresas derrubem as barreiras persistentes que impedem os consumidores de fazerem as escolhas mais sustentáveis possíveis.”

 

Outro destaque importante é que realmente os consumidores estão já a mudar comportamentos para atingir as suas intenções. Em 2021, 51% dos consumidores disseram estar dispostos a pagar mais por uma marca ou produtos sustentáveis. Este ano, quase a mesma percentagem (49%) confirmou que realmente pagou mais — em média 59% a mais — por produtos rotulados como sustentáveis ou socialmente responsáveis.

A sustentabilidade também já chegou a outros setores além da compra de bens:

  • 77% dos consumidores partilharam o desejo de fazer escolhas mais sustentáveis em casa;
  • 62% dos investidores privados disseram que as suas carteiras agora refletem escolhas sustentáveis;
  • dois em cada três inquiridos dizem estar mais dispostos a trabalhar para organizações consideradas ambientalmente sustentáveis;
  • Aproximadamente um em cada três consumidores diz que os fatores de impacto ambiental são agora mais importantes do que a conveniência, o custo e o conforto na compra de viagens.

Outras conclusões do estudo incluem:

  • Em média, três em cada cinco consumidores dizem que os produtos que são rotulados de forma ambientalmente sustentável ou socialmente responsáveis representam pelo menos metade das suas compras.
  • Quatro em cada dez consumidores do escalão de rendimento mais baixo (dois terços a menos do que o rendimento médio das famílias) também pagaram mais em média por produtos que são rotulados como produtos ambientalmente sustentáveis ou socialmente responsáveis.
  • Três em cada quatro (77%) dos consumidores inquiridos partilharam o desejo de fazer escolhas mais sustentáveis em casa, mas, em muitos casos, consideram que não é fácil fazê-lo.
 

Pode consultar o estudo completo em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/2022-sustainability-consumer-research .

Metodologia

O IBM Institute for Business Value entrevistou mais de 16 mil adultos em todo o mundo de dez países (Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) durante o mês de fevereiro de 2022 .