Quantcast
Retalho

DECO PROTESTE insta Governo a acelerar adoção de rótulo Nutri-Score

Nutri-score

A DECO Proteste, organização de defesa do consumidor, em carta aberta enviada ao Governo liderado por António Costa, desafia o executivo a promover a aceleração da adoção do rótulo Nutri-Score em produtos alimentares.

Lembra  esta organização, através de comunicado, que alguns estudos “demonstram que a generalidade dos consumidores não consegue compreender e interpretar os rótulos alimentares, nomeadamente a informação nutricional”, defendendo-se, por isso, ser “crucial adicionar aos rótulos, uma simplificação dessa informação, mediante um sistema de cores, de interpretação mais fácil”.

Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da DECO PROTESTE afirma que “a adoção do Nutri-Score é de extrema importância tendo em conta a dificuldade de interpretação do valor nutricional dos alimentos demonstrada pelos consumidores portugueses”. Dulce Ricardo salienta ainda que “esta é uma forma prática e intuitiva de explicar o impacto da alimentação para a saúde pública, promovendo assim a escolha mais informada e consciente no dia-a-dia.”

De referir, que o logótipo colorido já foi adotado, de forma voluntária, em sete países europeus, reunindo o apoio de várias associações de consumidores e o consenso entre centenas de cientistas e profissionais da área da saúde.

No que toca a Portugal, algumas embalagens alimentares já têm o Nutri-Score, distinguindo-se este elemento por surgir na frente das embalagens com um logótipo retangular dividido em cinco cores, à quais correspondem letras: verde – A, verde-claro – B, amarelo – C, laranja – D e vermelho – E. “Os alimentos são classificados de acordo com o respetivo perfil nutricional. Os A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada”, esclarece-se.