Cerca de 211 euros é quantos os portugueses tencionam gastar, em média, com as suas compras de Natal. A conclusão é do mais recente estudo do Observador Cetelem, realizado em parceria com a Nielsen, que indica que se trata de uma descida de 12% face a 2015.
Para além do valor global que os consumidores portugueses tencionam gastar com as compras de Natal deste ano, também o valor que pretendem gastar com cada presente desceu face ao ano passado. O preço do presente mais caro passa de 61 euros para 53 euros, enquanto o do presente mais barato passa de 32 euros para 26 euros. Já o gasto médio por pessoa situa-se agora nos 37 euros, abaixo do que se registou em 2015 (43 euros).
“A maior parte dos consumidores (31%) opta por comprar os presentes duas semanas antes do Natal, logo seguidos pelos que o fazem com um mês de antecedência (28%). São 10% os inquiridos que relegam esta tarefa para a semana anterior ao Natal, enquanto 5% afirmam que, por esta altura, já começaram a comprar os presentes, com dois meses de antecedência”, acrescenta o estudo.