Os consumidores portugueses continuam a optar pelos centros comerciais para realizar as suas compras de Natal. A conclusão é do Estudo de Natal da Deloitte, que na semana passada já revelava que os portugueses continuam a preferir as lojas físicas para realizar as suas compras natalícias.
Os dados agora publicados vêm reforçar esta ideia, mostrando que, com exceção das categorias alimentação e bebidas e brinquedos, para as quais a escolha recai nos híper e supermercados, os centros comerciais são a primeira escolha dos consumidores nacionais na hora de realizar as compras de Natal.
Como mostra o estudo, “a utilização de lojas de conveniência para a aquisição de alimentos tem vindo a aumentar desde 2013, embora continue a ocupar o último lugar do ranking. Em geral, verifica-se ainda uma subida acentuada na preferência pelas compras em lojas de rua e outlets”. Por outro lado, o comércio eletrónico móvel ainda encontra alguma reserva junto dos consumidores portugueses, mas é a forma preferencial para comparação de preços.
Chocolates, roupa e livros serão os presentes mais oferecidos este Natal
Segundo o estudo, no que diz respeito a presentes, este Natal a escolha dos portugueses irá sobretudo para chocolates, roupa/calçado e livros, já que estes são também os presentes que os portugueses mais desejam receber.
Para as crianças, por sua vez, os brinquedos de montagem e construção são a opção preferida. “Existe um alinhamento entre as expetativas de presentes e as intenções de compra que compõem o top 3 dos portugueses, o que significa que não haverá grandes surpresas este Natal. O dinheiro sobe para a sétima posição, indicando este ano uma maior predisposição para oferecer este presente aos amigos e familiares”, revela Pedro Miguel Silva, associate partner de consultoria da Deloitte.
“A entrada dos produtos de beleza, massagens e tratamentos em spa diretamente para os lugares cimeiros do top 10 é outro dado relevante a destacar nesta edição.” Segundo o estudo, apenas 39% dos portugueses acredita que irá receber dinheiro como presente de Natal. São os chocolates e a roupa/calçado que este ano chegam ao topo da lista de presentes mais prováveis de receber, com 54% das respostas. Os livros e os cosméticos/perfumes seguem em terceiro e quarto lugar, com 53% e 47% respetivamente.
Consumidores são cada vez mais exigentes com a experiência em loja
O documento revela ainda que as expetativas de interação com os colaboradores das lojas são cada vez mais elevadas, com os consumidores nacionais a revelarem que já não prescindem de um serviço de qualidade. De acordo com a Deloitte, “os inquiridos esperam que os colaboradores de loja conheçam os produtos que vendem (76%), que os recebam com uma atitude acolhedora (70%) e que os informem sobre descontos e ofertas (59%).”
Aceda ao estudo completo aqui.