Quantcast
Economia

Indicadores de confiança do consumidor estabilizam em dezembro

consumidor_financas

O Instituto Nacional de Estatística divulgou ontem, terça-feira, os dados relativos ao indicador de confiança dos consumidores. Segundo o apurado, este indicador estabilizou depois de uma queda nos dois meses anteriores. A confiança dos empresários também voltou a estabilizar.

De acordo com o explicado, o contributo positivo das expetativas sobre a evolução futura da situação económica do país foi um dos motivos que levou à evolução positiva da confiança dos consumidores, sendo que, no que diz respeito às expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar, a confiança manteve-se negativa.

 

Em termos de confiança dos empresários, medida através do clima económico, seguiu a mesma tendência de estabilização, embora tenha vindo a apresentar “um comportamento irregular desde julho”.

Em termos de comércio, as perspetivas sobre a evolução futura dos preços diminuiu no último mês de 2021, após em novembro terem atingido o valor máximo da série iniciada em 2003.