O indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro, após ter diminuído nos dois meses anteriores, retomando a tendência ascendente observada desde o início de 2013. O indicador de clima económico diminuiu entre outubro e janeiro, embora menos acentuadamente no último mês, revelou esta quinta-feira o INE.
Contudo, o indicador de confiança agravou-se na á reas Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo aumentado ligeiramente na Indústria Transformadora.
De acordo com o INE, “a recuperação do indicador de confiança dos Consumidores1 em janeiro refletiu o contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da situação económica do país, do desemprego e da poupança.
O indicador de confiança do Comércio diminuiu em janeiro, após ter aumentado ligeiramente no mês anterior, devido ao comportamento negativo das expectativas de atividade e das apreciações sobre o volume de vendas.
O indicador de confiança dos Serviços diminuiu entre outubro e janeiro, verificando-se no último mês uma evolução negativa de todas as componentes, opiniões e perspetivas sobre a evolução da carteira de encomendas e apreciações sobre a atividade da empresa.