Quantcast
Eventos

i-Data Meeting é já na próxima semana

i-Data Meeting é já na próxima semana

A IFE by Abilways realiza no próximo dia 3 de outubro, no Lagoas Park Hotel, em Oeiras, o i-Data Meeting, um encontro para a partilha de casos de sucesso e de experiências de profissionais que já colocaram os dados no centro da sua tomada de decisão.

Carlos Santos, responsável pelo programa do evento, sublinha que “a quantidade de dados que são produzidos diariamente no planeta resulta num gigantesco volume de informação, mas que sem ser devidamente tratada, o seu valor é reduzido. Para que se tornem verdadeiros ativos de valor para as organizações, para além de um armazenamento ajustado e acessível, mas seguro, os dados terão que ser sujeitos a um tratamento adequado tal como um diamante quando é delapidado.”

Na sua primeira edição, i Data-Meeting contará com várias experiências dos setores do retalho e da produção, com a presença de especialistas de grandes players do mercado como Miguel Joaquim, Manager Digital Innovation da Sonae Sierra, Ricardo Monteiro, Head of Operations do Mercadão, Bruno Coutinho, Performance Marketing Manager do OLX Group Portugal, Paulo Maia, Head of E-commerce do DIA Portugal Supermercados, Bruno Macedo Sousa, Partner Management & Customer Insights Director do Cartão Continente, Armando Alves, Head of Digital Marketing and CRM da FNAC, Inês Salgado, Digital Acceleration Manager da Nestlé, e Pedro Coelho, HR Shared Services l Management & Development da Sonae. 

Inês Salgado, Digital Acceleration Manager da Nestlé, explica que “tomar decisões baseadas em dados e personalizar a experiência dos nossos consumidores são temas quentes da atualidade. E no mundo em que vivemos hoje, com a multiplicidade de pontos de contacto e digitalização dos mesmos, recolher dados tornou-se muito mais fácil. O desafio hoje em dia está na agregação das diferentes fontes, tecnologias, sistemas e na posterior interpretação dos dados de forma a identificar os insights corretos que sejam acionáveis e em comunicar de forma relevante num ambiente sobrecarregado de estímulos. É também por isso que na Nestlé gostamos mais de utilizar o termo ‘Data Powered Marketing’ e não ‘Data Driven Marketing’. Não podemos olhar para os dados cegamente, temos de os interpretar e adequar aos fundamentos das nossas marcas, de forma a sermos relevantes a quem realmente se interessa por nós.”

Já Ricardo Leitão Gonçalves, Advanced Analytics Director da Fidelidade, que também marcará presenta na primeira edição do i-Data Meeting, revela que “para  2019 a IDC prevê que 40% das transformações digitais irão ser suportadas por Inteligência Artificial e Sistemas Cognitivos. Para conseguir atingir este nível de sofisticação existe um longo e complexo caminho a percorrer. As empresas que pretendam manter-se na liderança não podem ignorar esta previsão. No próximo i-Data, irei apresentar uma visão de como as organizações podem endereçar e beneficiar deste desafio com recurso a Data & Science – Tecnologia e Humanidade.”

Joaquim Canhoto, Diretor do Gabinete de Gestão de Informação da Caixa Económica Montepio, termina referindo que “não tenho dúvidas que o grande desafio das organizações de hoje se centra nos dados, na informação e como, com eles, produzimos e gerimos conhecimento. Estamos perante um desafio tecnológico interessante, mas estamos sobretudo perante um desafio cultural significativo. Atualmente, no setor da banca, não é necessário um grande esforço para trazer o tema dos dados e da informação para o foco da nossa atenção, os reguladores abalroam-nos com essas obrigações, os auditores bombardeiam-nos com o seu cumprimento. Do meu ponto de vista, o problema está na perceção de valor que cada um cria sobre estas exigências regulamentares. A minha experiência diz-me que, na generalidade e salvo algumas exceções, as organizações cumprem os “mínimos olímpicos” a que são obrigadas. A minha “luta” é a “evangelização” do valor da informação, ajudando a que cada um compreenda este valor e o capitalize em seu benefício e a favor dos seus processos de tomada decisão diários.”

Saiba o que estes e outros especialistas têm para partilhar no próximo dia 3 de outubro, no Lagoas Park Hotel, em Oeiras. As inscrições podem ser feitas aqui.