A Reduniq, rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros, divulgou esta sexta-feira, dia 14 de maio, dados sobre os pagamentos através deste meio, afirmando que os valores registados na primeira semana de maio alcançaram já o mesmo valor do pré-pandemia.
Segundo o explicado, “enquanto no período entre 19 e 30 de abril – referente à terceira fase do desconfinamento – os níveis de faturação por cartão registaram uma quebra de 2,74% face a igual período de 2019, o primeiro fim de semana de maio (dias 1 e 2) obteve apenas -1,25%, e de 3 a 9 de maio houve uma ligeira melhoria (-0,77%)”.
Nota ainda o mesmo documento, que a faturação proveniente de cartões nacionais, em negócios portugueses, registou “uma subida de 17% na semana de 3 a 9 de maio, em comparação com o mesmo período de 2019. Por outro lado, a faturação estrangeira manteve-se em quebra, com -65%”, fruto das fortes restrições que ainda se fazem sentir no país face a viagens internacionais.
“Sobre a faturação proveniente de cartões estrangeiros, o primeiro fim de semana de reabertura de fronteira (1 e 2 de maio) provocou um crescimento de 129% de faturação espanhola e 42% do Reino Unido, relativamente ao fim de semana anterior. Porém, quando comparada a semana de 3 a 9 de maio com a anterior, a faturação espanhola e britânica aumentou apenas 27% e 19%, respetivamente – sendo que, face ao níveis pré-pandemia, estes resultados continuam 45% e 80% abaixo, respetivamente”, explica-se.