Quantcast
Economia

Exportações de bens já estão acima de valores pré-Covid

Exportações

O mais recente relatório do INE relativamente à exportação de bens entre janeiro e agosto de 2021 traz boas notícias. Segundo os dados apurados, as Exportações de bens ascenderam a 41.134 milhões de euros, um aumento de 7.286 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado, mas um valor também, comparativamente a 2019 (janeiro a agosto), superior aos valores pré-Covid, com as exportações a crescerem 4,1%.

Com Espanha, com um aumento de 2.284 milhões de euros, a mostrar-se como o maior importador de produtos lusos, também nas exportações para França (13,3% peso no total), EUA, Alemanha (11,0% peso no total), Itália se verificaram comportamentos positivos.

 

“As Exportações extracomunitárias aumentaram 23,2% face ao mesmo período de 2020, observando um peso no total de 29,0%. Os EUA e o Reino Unido foram os principais clientes extracomunitários das exportações portuguesas”, lê-se em comunicado publicado no portal da aicep Portugal Global.

“Máquinas e Aparelhos constituíram a principal Exportação com uma quota de 14,4% do total, seguindo-se os Veículos e Outro Material de Transporte (13,3%). As exportações aumentaram em todos os grupos de bens, destacando-se aumentos das exportações de Máquinas e Aparelhos – mais 1.127 milhões de euros e uma taxa de variação homóloga de 23,5%”, refere-se ainda.