Quantcast
Retalho

Esta é a altura preferida para os portugueses fazerem compras no ‘shopping’

Um estudo realizado pela REDUNIQ para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais dá a conhecer quais os dias em que os portugueses estão mais recetivos para fazer compras nos centros comerciais.

De acordo com os resultados, sexta-feira, sábado e domingo agremiam 50% da faturação de compras realizadas com recurso a cartões bancários, sendo que o domingo, por si, é responsável por 17% da faturação.

 

“Apesar de representar um aumento em relação ao mesmo período de 2019, há muito que os portugueses elegem o domingo como um dos seus dias preferidos para fazerem compras”, explica-se em comunicado.

Porém, esta não são as únicas conclusões do estudo. Cerca de um terço das compras (32%) são realizadas depois das 18h, valor que sobe para cerca de 40% se analisarmos apenas o sector da Restauração dos Centros Comerciais. O estudo indica que ao fim de semana 20% da faturação no setor da Restauração ocorre entre as 20h e as 22h.

 

Em termos de compras de supermercado, é no período pós-laboral dos dias de semana, entre as 18h00 e as 20h00, que os portugueses preferem fazer as suas compras, correspondendo a cerca de 35% do montante de faturação registado ao longo do dia, enquanto, ao fim de semana, o horário preferencial é entre as 11h00 e as 13h00.

“Depois da pandemia temos vindo a assistir a um regresso â normalidade com uma cada vez maior importância do horário pós-laboral e fins de semana na organização das compras”, refere Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.