- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Clima de Consumo: Europa continua no ‘negativo’. Portugal ‘acompanha’

A GfK divulgou durante esta semana o seu mais recente relatório sobre o clima de consumo em termos europeus, sendo que se registou, em maio, uma nova queda para -7,5 pontos (-7,2 em abril).

Segundo o explicado, o resultado é explicado pelo facto de os indicadores expectativas económicas, expectativas salariais e propensão para comprar se manterem em  terreno negativo.

 

Particularizando, apesar de terem subido 3 pontos face a abril, as expectativas económicas mantiveram-se negativas em maio, com todos os países analisados a apresentarem um clima negativo, sendo que a Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas. Portugal subiu 9 pontos face ao mês anterior, mas mantém uma perspetiva muito negativa (-35 pontos).

Também o indicador das expectativas salariais subiu 3 pontos em relação a abril, mantendo-se negativas. A Lituânia e a Hungria são os países com os indicadores menos negativos (-4 pontos ambos). Portugal subiu 7 pontos face ao mês anterior, mantendo uma perspetiva negativa (-23 pontos).

 

Por fim, em termos de propensão para comprar, o indicador manteve-se igual comparativamente a abril (-22 pontos). A Hungria, Itália e Bulgária conseguem manter indicadores positivos (+26, +3 e +2, respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu 1 ponto, mantendo uma perspetiva negativa (-27 pontos).