Quantcast
Tecnologia

“Assumimo-nos como uma marca portuguesa que aposta na imagem, que prima pela qualidade e que se distingue pelos preços competitivos”

Tito Cardoso CEO IKI Mobile

Uma nova marca portuguesa de telemóveis, smartphones, tablets e acessórios acaba de surgir no mercado. Fique a conhecer a estratégia da IKI Mobile nesta entrevista ao CEO da empresa, Tito Cardoso.

Quem é a empresa detentora da marca IKI Mobile?

A empresa detentora da marca é a Univercosmos, que é uma empresa portuguesa, com sede no Parque das Nações, em Lisboa.

Qual o conceito da IKI Mobile?
É uma marca inovadora, visionária, que pretende conquistar o mercado pela sua estética, design, brand arrojado, qualidade, preço e pela proximidade ao cliente.

Qual o público-alvo que querem conquistar?
Dos oito aos 80. A IKI possui uma vasta gama de produtos, cujo objetivo é conseguir ir ao encontro de todas as faixas etárias.

KF5.5-white-glory - IKI Mobile

É uma marca low cost?
Não. O produto IKI Mobile é efetivamente competitivo, mas no nosso entender não se enquadra no conceito de marca low cost, devido a todos os fatores que referimos serão os atributos da marca dos quais distinguimos a imagem e o brand da marca, que é futurista, arrojado e forte.

Como acham que se vai diferenciar o “Made in Portugal” que querem ostentar orgulhosamente? Quer internamente quer fora de Portugal?
Afirmar que a marca IKI Mobile é portuguesa é um motivo de orgulho do qual não vamos abdicar. Não vamos abdicar de o mencionar em Portugal ou internacionalmente. Com efeito, queremos levar o produto para mercados internacionais, mas ao mesmo tempo transmitir, através da sua qualidade, que o produto português é bom. (Mas não seremos os únicos a fazê-lo. O produto português tem cada vez mais sucesso além-fronteiras.)

Que mercados, para além do português, pretendem conquistar? Em que mercados irão atuar?
O mercado europeu é o que mais nos interessa conquistar. No entanto, temos intenção a curto prazo, de entrar no mercado árabe, no mercado africano e no mercado da América Latina. Numa segunda fase pretendemos partir para a internacionalização da marca a nível mundial, onde daremos especial atenção à América do Norte e à Ásia.

“O mercado europeu é o que mais nos interessa conquistar. No entanto, temos intenção a curto prazo, de entrar no mercado árabe, no mercado africano e no mercado da América Latina.”

Como vão estar no mercado português: no retalho, apenas online?
Vamos iniciar a nossa atividade através de uma plataforma e-commerce disponível no site da IKI Mobile.

Quanto, em valor, pretendem vender até final deste ano? 

Até ao final do ano pretendemos vender 2,3M€.

E no próximo ano?
No próximo ano pretendemos atingir a meta dos 10M€.

Qual a quota de mercado que apontam para final de 2016?
No mercado português 10%, mercados internacionais é variável de país para país.

KF6-glory - IKI Mobile

O que traz de novo ao mercado a marca IKI Mobile?
Em primeiro lugar, é uma marca nova portuguesa. Em segundo lugar é uma marca que por todas as suas qualidades e por tudo quanto já se disse, aliado aos assessórios – que brevemente estarão disponíveis – fazem desta marca um player diferenciador no mercado.

Quais os objetivos da marca para os próximos anos? Existe alguma meta definida?
Existe, mas não achamos oportuno divulgá-lo de momento, não porque não queiramos, mas entendemos que não é a altura certa porque queremos primeiro “sentir” o mercado no lançamento, para a partir daí dar uma resposta mais assertiva, baseada em dados mais concretos.

Numa altura em que o mercado possui várias soluções ao nível de smartphones e tablets, de que forma a IKI Mobile pretende conquistar o público, muitas vezes já fidelizado a outras marcas de grande notoriedade?
Assumindo-nos como marca portuguesa, que aposta na imagem, que prima pela qualidade e que se distingue pelos preços competitivos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever