Quantcast
Tecnologia

59% dos portugueses utilizam smartphones

Falta uma semana para o InRetail Congress

A adoção de smartphones em Portugal triplicou em apenas quatro anos. Quem o diz é o mais recente estudo da Google, que durante cinco anos e em parceria com a Kantar TNS entrevistou consumidores de todo o mundo. De acordo com os resultados, atualmente, cerca de 59% dos portugueses usam um smartphone, um claro crescimento face aos 18% registados há cinco anos atrás.

O estudo revela que em 2012, um em cada três consumidores (33%) de 40 mercados tinha acesso a um smartphone. Apenas quatro anos mais tarde, esta percentagem subiu para os 70%.

Em Portugal, o smartphone é hoje “uma espécie de parceiro de confiança”, segundo a Google, sobretudo para os mais jovens. Para a faixa etária de consumidores com menos de 25 anos, o smartphone é utilizado para aceder às redes sociais (83%); encontrar informação em motores de pesquisa (67%); ver vídeos (75%); e para realizar compras (3%) e pesquisar informações sobre produtos (46%).

“Os dias em que se olhava para o smartphone como um dispositivo secundário acabaram. A nível global, quase um terço dos utilizadores de smartphones disse aceder à internet mais frequentemente através de um smartphone do que através de um computador ou tablet. Em Portugal, este número atinge os 23%. Em simultâneo, as pessoas estão a utilizar cada vez mais dispositivos. Em 2012, perguntámos aos portugueses se usavam smartphones, tablets e computadores. Nessa altura, 52% da população usava um destes dispositivos, 15% usavam dois e 3% os três dispositivos. Cinco anos depois, 23% usam os três dispositivos. Outros dispositivos revelam também taxas de adoção assinaláveis: 27% disseram utilizar televisão com acesso à Internet (a chamada Smart TV)”, indica o estudo.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever