59% dos portugueses revelam já ter sentido dificuldades no pagamento das suas contas mensais fixas. A conclusão consta do mais recente estudo de Literacia Financeira do Cetelem, que indica, no entanto, que este ano as despesas mensais fixas pesam menos no orçamento dos portugueses do que no ano passado, tendo passado de 35% para 24% a percentagem de inquiridos para quem as contas representam mais de metade do orçamento.
O estudo agora publicado mostra também que 66% dos portugueses realiza os seus pagamentos mensais dentro do prazo e 15% opta por pagar os seus encargos mensais antecipadamente. Existem, no entanto, 9% que só pagam as contas depois do prazo terminar. Para além disso, ficamos a saber que para uma grande parte das famílias portuguesas (46%), as contas obrigatórias pesam agora entre 25% a 50% do orçamento mensal.
“A diminuição do peso das despesas mensais no orçamento familiar surge paralelamente ao aumento da capacidade de suportar despesas inesperadas e ao facto de mais pessoas estarem a poupar este ano. O maior controlo orçamental também justifica esta melhoria. No entanto, continua a ser preocupante que mais de metade dos portugueses refira já ter sentido dificuldades no pagamento de contas no passado”, explica Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.