Os fabricantes de alimentos e bebidas desempenham um papel fundamental na economia global e na satisfação das necessidades alimentares da população mundial. No entanto, para produzirem alimentos e bebidas saudáveis, saborosos e sustentáveis, garantindo simultaneamente a qualidade e a segurança alimentar, têm de evoluir para modelos de produção mais sustentáveis e eficientes. Neste contexto, a inovação tecnológica atua como um catalisador para esta transição.
De facto, as inovações tecnológicas estão a mudar a forma como os alimentos são produzidos, processados e consumidos, oferecendo soluções de processo e embalagem que respondam a todas as necessidades industriais sem comprometer a proteção e a segurança alimentar.
Inovação, tecnologia e apoio integral ao cliente em espaço controlado
Nesta área, a Tetra Pak oferece aos seus clientes apoio ao longo de todo o processo de desenvolvimento de produtos, desde a fase de criação e design, até ao lançamento e aumento da produção, respondendo assim às necessidades reais dos fabricantes de alimentos e bebidas em todo o mundo. Além disso, disponibiliza os seus Centros de Desenvolvimento de Produto, “espaços de cocriação onde os fabricantes de alimentos e bebidas podem transformar as suas ideias em produtos rentáveis, com foco na melhoria da gestão de recursos como matérias-primas, energia e água, para incentivar o desenvolvimento de produtos sustentáveis”, explica o Diretor de Marketing da Tetra Pak Iberia, José Luis Velilla.
“Oferecemos um ambiente controlado para testes, otimização de receitas, validação de processos de produção e avaliação das principais tecnologias de processo alimentar”, complementa o responsável.
Um dos exemplos mais notáveis de inovação sustentável é o caso da Lactogal. A empresa portuguesa colaborou com a Tetra Pak para lançar uma embalagem assética, com uma barreira pioneira à base de papel, com 90 por cento de conteúdo renovável, permitindo a redução da sua pegada de carbono em 33 por cento. Este avanço não é apenas um marco em sustentabilidade, mas também responde à crescente procura dos consumidores por produtos embalados de forma responsável.
Na Austrália, a Tetra Pak trabalhou em estreita colaboração com a marca Rosella, tradicionalmente embalada em lata, para relançar e rejuvenescer a sua icónica sopa de tomate, numa nova embalagem assética de cartão com uma pegada de carbono reduzida. Este projeto reflete a jornada de inovação conjunta, com a Tetra Pak a fornecer soluções em todas as fases: desde a conceção e design da nova embalagem até à possibilidade de alargamento da gama, como novas variedades de sopa.
Além disso, a Tetra Pak trabalhou com a Rosella para identificar um co-packer que conseguisse manter o sabor característico do produto e apoiou o seu lançamento no mercado. Desta forma, foi garantida uma transição bem-sucedida para esta nova embalagem, alinhada com as expectativas dos consumidores.
Na Arábia Saudita, a Almarai estabeleceu uma parceria com a Tetra Pak para desenvolver uma linha de produção eficiente e em grande escala para o seu húmus. O objetivo era manter a autenticidade de uma receita familiar com mais de 40 anos de história.
Outro caso de sucesso é o da Eurodesserts, um fabricante europeu de sobremesas, que utilizou os Centros de Desenvolvimento de Produto para testar uma nova tecnologia de tratamento térmico compatível com os seus produtos, antes de realizar qualquer tipo de investimento. Durante os ensaios, avaliaram tanto a qualidade das suas sobremesas como o desempenho da máquina, o que permitiu tomar uma decisão baseada em factos reais.
Na África do Sul, a empresa ButtaNutt, especializada em produtos para barrar de origem vegetal, pretendia expandir a sua gama de produtos com bebidas vegetais. Antes de adquirir uma nova linha de processo, e para garantir a manutenção do sabor nas bebidas, conseguiu avaliar diferentes tecnologias de tratamento térmico nos Centros de Desenvolvimento de Produto.
“Com uma rede internacional de centros dedicados ao desenvolvimento de produtos, alimentos e soluções de embalagem avançadas, combinada com mais de setenta anos de experiência em sistemas alimentares globais, a Tetra Pak pretende ajudar os fabricantes de alimentos e bebidas a desenvolver as suas ideias e processos de produção de forma sustentável, acompanhando-os em todas as etapas do processo”, conclui José Luis Velilla.