Quantcast
Blogue "O Retalhista"

Contem-nos histórias

cdedc ef  f bacb

Desde criança que gostamos que nos contem histórias. Que nos envolvam, que nos deixem imaginar. Não há rede social que prevaleça se não o fizer, não há conteúdo de revista que “agarra” o leitor se não contar histórias e não há quaisquer conferências com sucesso se não envolver a audiência através do story telling.

O story telling é importante para todos os retalhistas e para “conquistar” o consumidor. E isso já sabemos. Mas o certo é que é das ferramentas mais difíceis de utilizar…bem. Tão simples mas tão difícil.

 

Na passada semana o retalhista Pingo Doce apresentou a nova campanha de comunicação. E, sinceramente, O Retalhista é da opinião que é uma das melhores campanhas dos últimos anos. Sobretudo porque há uma grande aposta na humanização, no contacto “1º com o cidadão e só depois com o consumidor”, como disse um dos criativos da agência que fez a campanha (a BBDO). E é um dos melhores momentos de story telling que a publicidade portuguesa assiste. Está lá tudo.

Quer dizer, depende do canal de veiculação, está tudo na Internet e no cinema, na TV só uma parte – versões mais curtas. E perde-se um pouco a envolvência. Dou para mim a reflectir se esta nova tendência de remeter o resto da história para o digital é efectiva. Se é uma boa historia não vale a pena o investimento e colocá-la igual em todo o lado? Será que todos vão para as redes sociais ver o resto da história? Só mesmo no caso de ser muito, muito boas. Nesta do Pingo Dice parece-nos ser. Mas…valerá a pena arriscar tanto investimento para contar meias histórias? Sim, as pessoas estão hoje em dia mais nas Redes Sociais do que na TV, ainda por cima com o fenómeno Netflix, mas se a campanha não se tornar viral, mesmo estando nas Redes Sociais é como não existisse.

 

Volto a perguntar valerá o investimento? Não deverão os vários canais de divulgação ter o mesmo tipo de conteúdo para o story telling não se perder?

E ontem quem ficou a perder foram os norte-americanos que só viram parte deste anuncio que a FOX não transmitiu na íntegra durante o famoso (e caro) intervalo da transmissão do Super Bowl – final do campeonato de futebol americano que foi venciada pelos New England Patriots.É a política a entrar pela comunicação adentro, uma vez que a estação “editou” o anuncio e só passou parte.

 

Como Trump não manda aqui deixamos alguns dos melhores anúncios da noite de ontem. Uns que usam o story telling e nos agarram, outros que nunca mais nos vamos lembrar. Apesar do grande investimento das marcas.

Só mais uma dica de storytelling: vejam o que a Google anda a “aprontar” para nos tornar melhores contadores de histórias. Boa semana!

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever