Empreendedorismo

Startup portuguesa é uma das finalistas do Chivas Venture

A Chivas Regal, marca de whisky premium, está a desafiar os seus consumidores a votarem na sua startup social favorita no âmbito de mais uma edição do Chivas Venture, iniciativa que irá oferecer 1 milhão de dólares aos empreendedores sociais com as ideias mais inovadoras. Entre os finalistas está uma empresa nacional.

Na primeira fase de votação, que termina a 12 de junho, o público terá que escolher os seus projetos preferidos para que estes possam receber, semanalmente, até 50 mil dólares que fazem parte do prémio total de 1 milhão de dólares americanos.

Na lista das 30 empresas finalistas está a portuguesa Sun Concept, uma startup de base tecnológica e industrial de desenvolvimento e construção naval eletro-solar. O projeto da Sun Concept nasceu da consciência ambiental e social de um pequeno núcleo de investidores que percebeu que ao anular o consumo de combustíveis fósseis poderia não só diminuir os impactos ao nível das alterações climáticas e consequente degradação dos ecossistemas, como promover atividades económicas com maiores rendimentos e melhores oportunidades de desenvolvimento social.

Na primeira semana de votação, a startup portuguesa já conseguiu arrecadar cerca de 757 doláres em votos.

Nuno Oliveira, fundador da Sun Concept, sublinha que “contamos com o voto de todos os portugueses para chegarmos mais longe nesta competição. Queremos desafiar o paradigma, demonstrar que é possível uma pequena empresa portuguesa entregar ao mundo um projeto que pode realmente fazer a diferença”.