Retalho

Sonae Sierra arrecada lucros de 15,9 M€ no primeiro trimestre

centros comerciais da Sonae Sierra

A Sonae Sierra apresentou esta terça-feira (16 de maio) os seus resultados operacionais relativamente ao primeiro trimestre do ano, reportando lucros de 15,9 milhões de euros, uma quebra de 4,2% face ao período homólogo.

Por detrás deste decréscimo nos resultados estão, “sobretudo, as alienações parciais realizadas em 2016 dos centros comerciais Loop5 (Alemanha), Luz del Tajo (Espanha), AlgarveShopping e Estação Viana Shopping (Portugal) e à redução da participação no Sierra Portugal Fund, em parte compensadas pela abertura do centro comercial ParkLake (Roménia) em setembro de 2016”, explica a empresa.

As vendas dos lojistas do portefólio da Sonae Sierra registaram nos primeiros três meses do ano um crescimento de 4%, tendo atingido um crescimento de 4,6% no Brasil, excluindo as variações cambiais. Na Europa as vendas subiram 3,8%, tendo a Roménia registado um crescimento importante devido à abertura do ParkLake. No mercado nacional, em particular as vendas das lojistas registaram um crescimento de 3%.

 “A taxa de ocupação do portefólio subiu para os 96,3%, que compara positivamente com os 95% registados no período homólogo transato, na Europa esta taxa subiu para 97%, tendo melhorado também no Brasil, o que demonstra a qualidade da gestão da empresa”, acrescenta a Sonae Sierra.

As rendas dos lojistas, por sua vez, cresceram 7,8% na Europa, um impulso criado pela abertura do centro comercial ParkLake, na Roménia. Numa base comparável as rendas aumentaram 2,8%, significativamente acima da taxa média de inflação na Europa. Já no Brasil, as rendas subiram 4,7%, ligeiramente abaixo da taxa de inflação local registada no trimestre.

De acordo com o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, “o aumento das vendas dos lojistas, das rendas e das taxas de ocupação nos primeiros três meses do ano reflete uma gestão bem-sucedida e a qualidade dos centros comerciais da empresa. Os centros em desenvolvimento estão a progredir a bom ritmo e a estratégia de reciclagem de capital continua a impulsionar novas oportunidades de crescimento, incluindo as primeiras aquisições da Socimi ORES”.

A Socimi ORES é um veículo de investimento imobiliário que foi recentemente criado pela Sonae Sierra e pelo grupo financeiro Bankinter e que já realizou os seus primeiros investimentos no primeiro trimestre deste ano, nomeadamente com a aquisição de duas lojas da cadeia de artigos desportivos Forum Sport em Espanha, no Retail Park Artea (Bilbao) e no Retail Park Galaria (Pamplona).