Consumo

Vendas de BGC crescem 1,1% no primeiro trimestre do ano

Vendas de BGC crescem 1,1% no primeiro trimestre do ano

O primeiro trimestre do ano ficou marcado por um aumento de 1,1% nas vendas de Bens de Grande Consumo, em volume. De acordo com os dados divulgados pela Nielsen, em valor, as vendas registaram um crescimento de 4,1%, e o nível de confiança dos consumidores alcançou 90 pontos, um crescimento de 6 pontos percentuais face ao período homólogo.

Portugal entre os 10 países com maior crescimento em valor

O estudo da Nielsen revela também que Portugal está agora entre os dez países que registaram maior crescimento em valor face ao período homólogo, subindo para a 7ª posição do ranking. Turquia (15,6%), Hungria (8,3%) Polónia (4,8%), Grécia (4,6%), República Checa (4,6%) e Alemanha (4,4%) surgem na dianteira.

Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen, explica que “esta tendência positiva demonstra claramente que o comportamento dos consumidores portugueses no que se refere ao consumo está a mudar. Estão mais confiantes e mais disponíveis para gastar dentro e fora de casa. Procuram mais tempo de lazer, qualidade, inovação e conveniência, e desta forma gastam mais em produtos premium. Por outro lado, é sabido que o dinamismo que o turismo tem trazido ao país também poderá estar a contribuir para estes resultados.”

Importa ainda referir que, no mercado português, os maiores crescimentos em valor registaram-se nas categorias de Congelados, Bebidas (6% as Alcoólicas e 5% as Não Alcoólicas) e Mercearia (5%), com as Marcas de Fabricante a crescerem 4,6% e as Marcas da Distribuição a evoluir 3,2%.