fotografia

Tamrom apresenta zoom ultra grande angular

A tamrom lançou, na segunda-feira, 6 de Agosto, uma objetiva zoom ultra grande-angular, a 17-35mm F/2.8-4 Di OSD (Modelo A037), para câmaras DSLR full-frame 35mm.

O Modelo A037 vê a sua portabilidade aumentada em comparação com a antecessora. Com apenas 90mm de comprimento e 460g de peso, é a objetiva mais pequena e leve na sua categoria. A distância focal varia entre 17mm ultra-wide, o que é indicado para fotografia profissional de paisagens, e o standard 35mm para fotografia snapshot. Na extremidade grande-angular a objetiva abre até F/2.8, com uma abertura ainda assim bastante rápida de F/4 no extremo “tele”.

O Modelo A037 inclui ótica de alto desempenho e um poderoso revestimento BBAR (Broad-Band Anti-Reflection), que é extremamente eficiente na redução dos reflexos e permite efeito fantasma e flare controláveis em todo o alcance do zoom. O design resistente à humidade e revestimento em fluorite ajudam a aumentar a experiência fotográfica do utilizador.

A elevada performance da objetiva não implica uma operação ruidosa. Pelo contrário. O sistema de focagem automática (autofocus, AF) utiliza uma drive OSD (Optimized Silent Drive) que permite uma utilização silenciosa. O desempenho e velocidade do AF também foram aumentados para uma precisão superlativa até na captura de sujeitos em movimento.

Ótica e mobilidade

A construção ótica (15 elementos em 10 grupos) usa quatro elementos LD (Low Dispersion) para minimizar as aberrações cromáticas no eixo que podem ocorrer em objetivas zoom ultra grande-angulares. Com duas lentes GM (Glass Moded Aspherical), a distorção e outras aberrações podem também ser corrigidas.

Trata-se de uma das objectivas mais pequenas e leves da sua categoria.

A distância mínima do objeto (Minimal Object Distance) para todo o alcance do zoom é de 28 cm. A desfocagem do fundo continua a ser possível manipulando a abertura e aproximando-se do sujeito a fotografar. Um diafragma de 7 lâminas foi configurado para reter uma abertura suave e em formato circular até mesmo nas situações em que se encontra a dois diafragmas da abertura total. No fundo, isto permite um efeito bokeh suave em fundos com pontos de luz, evitando a geometria indesejável.

Preço e disponibilidade

A 17-35mm F/2.8-4 Di OSD (modelo A037) estará disponível a partir de setembro na sua versão Nikon por um preço recomendado de 899 euros. A versão para Canon será lançada um pouco mais tarde com o mesmo PVP.

Especificações

Modelo: A037
Comprimento focal: 17-35mm
Abertura máxima: F/2.8-4
Ângulo de visualização (diagonal): 103°41′ – 63°26′ (para câmaras DSLR full-frame) e 78°46′ – 43°29′ (para câmaras DSLR formato APS-C)
Construção ótica: 15 elementos em 10 grupos
Distância mínima do objeto: 0,28mm (full zoom range)
Relação máxima de ampliação: 1:4.9 (f=35mm)
Tamanho do filtro: φ77mm
Diâmetro máximo: φ83.6mm
Dimensão: para Canon 92,5mm, para Nikon 90,0mm
Peso: para Canon 460g, para Nikon 460g
Lâminas de abertura: 7 (diafragma circular)
Abertura mínima: F/16-22
Acessórios standard: Coberta e tampas para objetiva
Baioneta: Canon, Nikon
Compatível com o acessório opcional TAMRON TAP-in Console