Retalho

Mercadona reconhecida como uma das empresas mais responsáveis do setor

Mercadona vai abrir centro logístico na Póvoa de Varzim

A Mercadona foi considerada a empresa mais responsável do setor da distribuição generalista em Espanha e a segunda a nível geral, de acordo com os dados do Ranking Geral de Empresas Responsáveis e com Governança Corporativa 2019, realizado pelo Monitor Espanhol de Reputação Corporativa (MERCO).

Com mais de 10.000 inquiridos*, para além dos inquéritos, o estudo analisou ainda os indicadores de gestão relacionados com a responsabilidade corporativa e a boa governança de 68 empresas.

A avaliação foi realizada através de diferentes fases. Inicialmente, os diretores empresariais respondem ao questionário, posteriormente, os especialistas analisam as empresas e os cidadãos avaliam as companhias. Através destes dados, obtém-se o ranking provisório, sobre o qual os técnicos de análises e investigação aplicam uma avaliação por méritos de responsabilidade corporativa das empresas.

O MERCO é um monitor de Reputação Corporativa de Espanha e da América Latina, que avalia a reputação das empresas desde 1999, e a organização não recebe subvenções, patrocínios públicos ou privados. A sua única fonte de financiamento é a comercialização de relatórios.

* Entre os quais 1.282 diretores, 91 especialistas em Responsabilidade Social Corporativa (RSC), 111 jornalistas de informação económica, 103 analistas financeiros, 40 membros do governo, 84 gestores de redes sociais, 125 responsáveis de ONG, 100 membros de sindicatos e 100 de associações de consumidores, bem como 8.289 cidadãos.