Retalho

Lidl anuncia o fim do seu sortido de produtos de plástico descartável

Lidl anuncia o fim do seu sortido de produtos de plástico descartável

Depois de ter anunciado a intenção de reduzir em cerca de 20% a utilização de plástico até 2025, o Lidl Portugal revela agora que uma das primeiras medidas será descontinuar todo o seu sortido de artigos de plástico descartável, nomeadamente copos e pratos descartáveis.

De acordo com o retalhista, estes artigos serão substituídos por produtos em material alternativo e reciclável, nos quais a empresa está atualmente a trabalhar em conjunto com os seus fornecedores. Numa segunda fase, o alvo serão as palhinhas e talheres nos seus produtos de conveniência e bebidas.

Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl, sublinha que “procuramos seguir uma abordagem clara quanto à nossa estratégia relativa aos plásticos, isto é: Evitar – Reduzir – Reciclar. Com o descontinuar da venda de artigos em plástico descartável evitamos a utilização deste material e contribuímos, assim, para uma melhoria do nosso balanço em matéria de plásticos.”

Depois de escoar os artigos de plástico descartável já adquiridos, o Lidl Portugal pretende implementar gradualmente os produtos feitos de materiais alternativos ao plástico.

Recorde-se que recentemente, a insígnia anunciou também uma redução na utilização de plástico nas embalagens das cápsulas de café, com a retirada do invólucro de plástico por cápsula. De acordo com o Lidl, com estas alterações, prevê-se uma poupança de cerca de 74 toneladas de plástico por ano apenas neste produto.

Bruno Pereira afirma que “trabalhamos arduamente nos diferentes conceitos e continuaremos a manter os nossos clientes informados sobre quaisquer novidades e alterações.  Em particular no que diz respeito às embalagens existem várias possibilidades interessantes que estão atualmente em fase de teste e que poderão efetivamente fazer a diferença.”

No final de maio, a Comissão Europeia anunciou um conjunto de novas regras à escala da União Europeia para os dez produtos de plástico descartáveis mais frequentemente encontrados nas praias europeias e no mar. Entre estas medidas está a proibição da utilização de plástico em seis produtos.