Quantcast
 

ESPECIAL ALIMENTARIA 2011: MDD em debate no segundo dia

ESPECIAL ALIMENTARIA 2011: MDD em debate no segundo dia

A manhã de hoje começou com o evento da APED sobre “Marcas da distribuição uma aposta ganha”, com o objetivo, segundo a diretora-geral da associação Ana Trigo Morais, de “lançar um olhar límpido e focado” no que tem sido o desenvolvimento das MDD.

Algumas das ideias a reter foram que os consumidores portugueses são os menos confiantes, que há em Portugal uma diminuição do número de lojas e um aumento da faturação e que o formato super continua a ganhar importância. Os consumidores compram MDD por causa da crise, mas a sua maioria afirma que continuará a comprar após esta passar. 68% diz mesmo que quando compara a qualidade das MDD com as marcas de fabricante líderes não consegue notar qualquer diferença.

Na realidade as MDD continuam a conquistar quota de mercado e têm crescimentos a dois dígitos.

 

Portugal e Espanha são os países que mais cresceram neste últimos anos em quota de MDD e são aqueles onde esta quota ainda tem espaço para crescer. A ressalva, no entanto, deve-se fazer: “as MDD “geralmente” não ganham quota à marca líder”, de acordo como António Almeida, da Nielsen.

Segundo Reinder Van Dijk, consultor da Oxera, “as MDD já não cabem nos estereótipos antigo. Elas estão muito mais sofisticadas, são marcas por direito. Muitos retalhistas desenvolvem, criam e inovam “desenhando” os produtos que as suas representantes fazem”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever