Retalho

Acordo da Sonae com a JD Group e JD Sprinter vai criar “segundo maior retalhista de desporto da Península Ibérica”

Acordo da Sonae com a JD Sports Fashion vai criar “segundo maior retalhista de desporto da Península Ibérica”

A Sonae anunciou esta semana que o seu acordo com a JD Sports Fashion Plc (JD Group), retalhista britânica especializada em marcas de desporto, e a JD Sprinter Holdings (JD Sprinter), vai mesmo avançar. O objetivo deste acordo é a combinação dos negócios na Península Ibérica da JD Group e da JD Sprinter com a Sport Zone para criar assim um grupo ibérico na área do desporto.

No comunicado enviado pela Sonae à CMVM pode ler-se que o acordo agora estabelecido prevê a criação de um grupo Ibérico de desporto que terá como acionistas a JD Group, a Sonae e a família acionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%, respetivamente

“Tanto a Sonae como a JD Sprinter possuem um profundo conhecimento acerca do negócio de desporto na Península Ibérica e ambas irão desempenhar um papel chave ao nível da gestão estratégica e operacional do Grupo que se pretende criar”, sublinha a Sonae em comunicado.

Com um volume de negócios agregado superior a 450 milhões de euros e uma rede de 287 lojas, este grupo pretende tornar-se “no segundo maior retalhista de desporto na Península Ibérica”.

A Sonae diz ainda que “esta operação enquadra-se nos pilares estratégicos da Sonae, nomeadamente: (i) reforçar e alavancar os ativos e competências chave, (ii) potenciar a expansão internacional e (iii) diversificar modelos de negócio e estilos de investimento.”

A concretização da operação aguarda agora aprovação da Autoridade da Concorrência.