Sustentabilidade

Tetra Pak inova nas embalagens com polímeros de origem vegetal certificados

Tetra Pak inova nas embalagens com polímeros de origem vegetal certificados

A Tetra Pak, em parceria com a Braskem, tornou-se na primeira empresa na indústria alimentar e de bebidas a produzir embalagens com polímeros de origem vegetal totalmente rastreáveis, com certificação Bonsucro, que garante a produção sustentável da matéria-prima utilizada, a cana-de-açúcar.

A utilização de materiais de origem vegetal permite uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa, a par com um crescimento sustentável da economia, sem a necessidade de recorrer a recursos não renováveis.

No caso da Tetra Pak, os polímeros de origem vegetal, produzidos a partir da cana-de-açúcar, podem ser utilizados tanto na laminação como nas tampas das suas embalagens. A Braskem, fornecedor dessa matéria-prima, obteve a certificação Bonsucro para 100% do volume de bioetanol derivado da cana-de-açúcar.

“A preocupação ambiental dos consumidores é cada vez maior, o que se reflete no processo de decisão de compra e na ligação que estabelecem com as marcas. Hoje em dia, 91% dos consumidores procuram certificações ambientais e ecológicas visíveis nos produtos que adquirem e, neste sentido, a certificação Bonsucro vem permitir aos nossos clientes diferenciarem-se no mercado de forma credível e fidedigna, ao informarem os consumidores sobre a origem dos materiais utilizados nas suas embalagens”, refere Mário Abreu, vice-presidente da área de Sustentabilidade da Tetra Pak.

“Os nossos polímeros de origem vegetal são totalmente rastreáveis, desde a própria origem da cana-de-açúcar. Acreditamos que a utilização de recursos de origem vegetal é essencial para uma economia circular assente em baixas emissões de carbono. No futuro, todos os polímeros que utilizarmos serão de origem vegetal ou reciclados”, acrescenta o responsável.

“Planeta Positivo”

Esta substituição de materiais de origem fóssil por materiais de origem vegetal no fabrico de embalagens faz parte da iniciativa “Planeta Positivo”, da Tetra que tem como objetivo estimular a indústria a ter um compromisso ambiental.

Dirigida à indústria alimentar e de bebidas, a ação tem como objetivo incentivar as empresas a implementarem práticas e políticas sustentáveis, através de medidas coletivas que respondam aos desafios ambientais atuais e que apoiem uma economia circular baixa em emissões de carbono.

O logo da certificação Bonsucro vai estar disponível para colocação nas embalagens da Tetra Pak a partir do primeiro trimestre de 2020.