Produção

Smurfit Kappa desenvolve embalagem que facilita a entrega de provisões de emergência

Smurfit Kappa desenvolve embalagem que facilita a entrega de provisões de emergência

A Smurfit Kappa colaborou com a fundação Wings for Aid para criar uma solução de embalagem que facilita a entrega de provisões de emergência em áreas de difícil acesso.

A solução foi distinguida prémio Air Cargo Sustainability 2019 da TIACA devido à sua resistência e capacidade de proteção, “pois é possível ser lançada a partir de um avião sem que o seu conteúdo sofra qualquer dano. Uma característica que ficou demostrada nos ensaios que se realizaram com protótipos, em que um pack de 30 ovos, um produto especialmente frágil, ficou intacto depois de uma queda de 100 metros de altura”, referem em comunicado enviado à DISTRIBUIÇÃO HOJE.

A fundação Wings for Aid mostrou-se interessada em desenvolver uma solução que pudesse ser reutilizada com facilidade para outros fins em caso de emergência, como abrigo, e que não gerasse problemas de resíduos depois de terminar a sua função, uma vez que se descompõem facilmente pelo facto de serem 100% biodegradáveis.

“A Smurfit Kappa é muito mais do que um fornecedor para nós: na verdade consideramo-la um parceiro colaborador. Sem as horas que os seus designers dedicaram a atividades de I+D no âmbito deste projeto, nunca teríamos conseguido criar esta embalagem otimizada. Agora podemos lançar caixas com uma capacidade de 20 quilos de uma altura de 100 metros a uma velocidade de 90 km por hora sem que sofram danos e numa localização predeterminada”, refere Barry Koperberg, diretor geral da fundação Wings for Aid.

Na próxima fase do projeto, o objetivo será desenvolver embalagens que possam ser lançadas a partir de drones.