Produção

SIAL Paris cria espaço dedicado a alimentação saudável e ética

SIAL Paris cria espaço dedicado a alimentação saudável e ética

O SIAL Paris, que este ano decorre entre os dias 21 e 25 de outubro, vai criar um espaço dedicado à alimentação saudável e ética. O Alter’Native Food Sector será um salão dentro do salão SIAL e para além de apresentar inovações alimentares será um espaço para debater a alimentação do futuro, ideias e conceitos.

“As prateleiras das lojas de produtos alimentares estão repletas de produtos que contêm proteínas vegetais (proteínas do trigo, soja, legumes, etc.), onde a preocupação com o comer bem se conjuga com a do prazer; o aspeto e o sabor são particularmente trabalhados pelos fabricantes. Resultado: o número de inovações à base de substitutos de carne ultrapassa já o dos produtos de carne. E os consumidores pedem mais…”, explica a organização da feira.

“Talvez por detrás do sucesso da Alternative Food se escondam, antes de mais, verdadeiras preocupações com a saúde. Após as grandes crises alimentares dos anos 90 e 2000, os consumidores voltam-se para uma alimentação sentida, devida ou indevidamente, como mais sã e mais ética. Para eles não se trata de se cuidarem comendo, mas sim fazerem atenção a si próprios não esquecendo a noção de prazer! Daí o sucesso dos produtos com sabores e texturas originais, integrando uma noção de bem-estar”, acrescenta.