Sustentabilidade

Reino Unido continua a atrair empresas portuguesas

Brexit: DPDgroup cria solução para diminuir atrasos na entrega das encomendas online

O Sustainable Fast Track UK, programa europeu de sustentabilidade, promovido pelo Department for International Trade (DIT) do Reino Unido para atrair empresas com soluções sustentáveis para aquela região, já regista seis candidaturas portuguesas.

O programa decorre em 25 países da Europa e dirige-se a empresas com produtos ou serviços sustentáveis em seis áreas distintas: serviços financeiros, agricultura, economia circular, infraestruturas, energia e cuidados de saúde. As candidaturas estão a decorrer online, até ao dia 29 de novembro, estando já na corrida 70 empresas, incluindo seis portuguesas nas áreas da tecnologia, mobilidade, agrotech e energia.

“O Sustainable Fast Track UK vem dar às empresas a oportunidade de se fixarem num dos principais ecossistemas empresariais a nível mundial, com facilidades a nível operacional, a nível financeiro e até de expansão do negócio para mercados emergentes. O número de candidaturas ao programa mostra que, apesar do Brexit, Londres continua a ser muito cativante para os empreendedores e com os portugueses não é exceção. Aliás, e relação entre o Reino Unido e Portugal sempre foi muito forte e é expectável que assim continue”, afirma Christina Liaos, diretora da rede de investimento do DIT na Europa & diretora dos mercados nórdicos e bálticos.

Todos os candidatos recebem apoios por parte do Sustainable Fast Track UK, desde descontos na sua instalação em espaços empresariais em Londres, a acesso ao Sustainary Digital Hub – uma comunidade mundial que junta líderes com preocupações ambientais.

Aos vencedores, a par do apoio em todo o processo de fixação no país e de um escritório na capital inglesa, a organização garante aconselhamento legal, acesso a financiamento sustentável (green finance) e a oportunidade de se tornarem membros premium do Sustainary Digital Hub. As empresas têm, também, a possibilidade de entrar nos mercados africanos em crescimento, ao abrigo de um protocolo do Reino Unido.

A meados de dezembro serão anunciados os finalistas, escolhidos por um júri composto por dois representantes de cada um dos 25 países participantes. A cerimónia de anúncio dos vencedores está marcada para 21 de janeiro, em Londres. O Sustainable Fast Track UK é organizado pelo DIT em parceria com a associação Sustainary, a Impact, a RSM e a Bates Wells.