Produção

Pera Rocha ruma à China para conquistar mercado

Exportações de pera rocha deverão atingir os 100 M€ em 2019

A pera Rocha nacional vai estar, até ao próximo dia 14 de novembro, na FHC Food & Hotel China, uma das maiores feitas da China para exportadores internacionais.

A iniciativa, organizada pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), tem como objetivo divulgar a pera Rocha do Oeste num mercado considerado “estratégico” para os produtores nacionais. Em 2016, a China importou 3,8 milhões de toneladas de fruta, com crescimentos médios anuais de 16%.

Domingos dos Santos, presidente da ANP, sublinha que “a pera Rocha do Oeste vai à conquista da China e pretende cativar o consumidor chinês com o seu sabor e a sua qualidade. É um destino de enorme potencial para a pera Rocha do Oeste, numa altura em que decorrem negociações entre os governos de Portugal e China e há boas perspetivas de abertura do mercado chinês para receber este fruto. Também recentemente a União Europeia e a China fecharam um acordo histórico que vai proteger de imitações 100 indicações geográficas europeias, onde se inclui a pera Rocha do Oeste. É uma iniciativa fundamental para a internacionalização da pera Rocha”.

Na edição deste ano da FHC Food & Hotel China são esperados 120 mil visitantes profissionais. No total, marcam presença 3500 empresas de 43 países diferentes.

A pera Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados e cerca de 60% da produção nacional é vendida nos mercados internacionais.