Exportações

Exportações de frutas e legumes portugueses ultrapassam os mil milhões de euros até agosto

Exportações de frutas e legumes portugueses ultrapassam os mil milhões de euros até agosto

As exportações de frutas, legumes e flores ultrapassaram os mil milhões de euros entre janeiro e agosto, correspondendo a um crescimento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado, revelam os dados divulgados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – durante a Fruit Attracion, em Madrid.

Em concreto, as vendas para os mercados internacionais passaram de 929 milhões de euros, de janeiro a agosto de 2018, para 1,015 mil milhões de euros, de janeiro a agosto de 2019.

Espanha lidera como principal destino da produção nacional e reforçou as suas compras de frutas, legumes e flores a Portugal. Nos primeiros nove meses do ano as exportações para este mercado somaram 283 milhões de euros, aumentando 6% (268 milhões no período homólogo). França (137 milhões de euros), Holanda (108 milhões de euros), Reino Unido (96 milhões de euros) e Alemanha (77 milhões de euros) são os países que mais compram produtos nacionais.

“É muito importante que Portugal seja reconhecido como uma geografia de referência na produção de frutas e legumes. Tem, a nível europeu, algo de único: a qualidade que o Atlântico nos garante e a possibilidade de produzir mais semanas por ano, em comparação com o resto dos países da latitude sul da Europa. Os resultados das exportações dos primeiros nove meses do ano vão ao encontro do que tem sido o crescimento médio registado entre 2010 e 2017, de 9%, coincidente com o que registámos agora, entre janeiro e agosto de 2019”, refere Gonçalo Santos Andrade, presidente-executivo da Portugal Fresh.

O responsável afirma ainda acreditar que “este crescimento é para continuar”.

Até quinta-feira (24 de outubro) em Madrid, a Portugal Fresh dá a provar as frutas e legumes a potenciais clientes internacionais. No stand da associação estão representadas 46 empresas e organizações de produtores, o maior número de sempre. A área ocupada pela Portugal Fresh na Fruit Attraction também atingiu este ano uma dimensão recorde, chegando aos 600 metros quadrados.