Produção

Espanha já representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores nacionais

Espanha já representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores nacionais

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal vai levar 46 empresas e organizações de produtores à Fruit Attraction 2019, feira que arranca esta terça-feira (22 de outubro) em Madrid. Atualmente, o mercado espanhol já representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores nacionais.

Na edição deste ano da Fruit Attraction, a comitiva portuguesa contará com uma área de exposição de 600 metros quadrados, “o maior número de sempre”, de acordo com a Portugal Fresh.

Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha que “a diversidade da oferta portuguesa aumentou consideravelmente e os pioneiros da promoção internacional – empresas do sector das peras e maçãs – estão hoje muito bem acompanhados por pequenos frutos, laranjas, tomates, kiwis, uvas, abóboras, couve portuguesa, cenouras, batatas e tantos outros que garantem uma mistura de aromas, sabores e cores únicas.”

Em Madrid, a Portugal Fresh vai dar a provar as frutas e legumes a potenciais clientes internacionais, numa ação que está incluída na estratégia de promoção externa da associação, que pretende atingir os 2000 milhões de euros de exportações do setor em 2020. Em 2018, as vendas para os mercados externos atingiram os 1500 milhões de euros.