Investigação

Consórcio liderado pela Sonae tem 8 M€ para exploração do potencial do mar

Consórcio liderado pela Sonae investe 8 M€ na exploração do potencial do mar

Foi apresentado esta semana o projeto ValorMar, uma iniciativa liderada pela Sonae, pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e pelo Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar que tem como objetivo a valorização de recursos marinhos através da investigação e desenvolvimento de novos produtos.

Formado por 31 entidades, este consórcio inclui algumas organizações do sistema científico nacional, assim como empresas de diversos setores de atividade, como a Docapesca e a Soja de Portugal, e vai contar com um investimento superior a 8 milhões de euros, cerca de 66% dos quais financiados pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito do programa Portugal 2020.

O projeto terá a duração de três anos e tem como principal objetivo gerar novas aplicações marinhas para a indústria alimentar, biomédica, farmacêutica e cosmétic, perspetivando-se o lançamento de novos produtos com base em recursos como algas e similares, novos serviços e tecnologias de desenvolvimento e otimização para aquacultura ou de rastreabilidade integrada da cadeia do pescado.

De acordo com Eunice Silva, Administradora da Sonae MC, “é com grande satisfação que lideramos o projeto ValorMar, que, pela ambição e diversidade das entidades reunidas em consórcio, representa bem aquilo que perspetivamos serem as cadeias de valor alimentar no futuro. Refiro-me à conjugação dos esforços de entidades de diferentes setores em investigação & desenvolvimento, com grande foco na qualidade dos produtos frescos, na alimentação saudável e na sustentabilidade da cadeia de valor alimentar. Entendemos também que este projeto tem especial relevância por incidir num recurso que nos diz muito, o Mar, no qual existem grandes oportunidades de crescimento, até pela dimensão da nossa Plataforma Continental.”