Alimentaria 2018

Alimentaria 2018 convida 800 compradores internacionais

Alimentaria 2018 convida 800 compradores internacionais

A principal aposta da 22ª edição da Alimentaria, que se realiza em Barcelona de 16 a 19 de abril de 2018, é “oferecer à indústria da alimentação, bebidas e foodservice uma grande plataforma de internacionalização e negócios”, prevendo ultrapassar os 42.000 visitantes internacionais.

Para isso, o diretor-geral da Alimentaria Exhibitions anunciou na conferência de imprensa internacional – que se realizou na sexta-feira (24 de novembro) no Palau de Pedralbes, em Barcelona – que o evento “incrementou o seu investimento em mais 30% do que em 2016, convidando 800 compradores internacionais chave, importadores e grandes operadores da distribuição e do canal HoReCa”. Estes e muitos outros compradores irão participar nas cerca de 11.200 reuniões de negócio que estão previstas com as empresas expositoras.

Alimentaria 2018 convida 800 compradores internacionais

Antonio Valls salientou ainda que “o investimento total do certame, em termos internacionais, será de cerca de 2,5 milhões de euros”, esperando-se que “o impacto da Alimentaria 2018 na economia de Barcelona possa rondar os 200 milhões de euros”. O responsável referiu que a feira irá ocupar 100 mil m2 frisando: “esta será a maior edição de sempre e 91% do espaço já está contratado”.

Por seu lado, a diretora da divisão de Alimentação e Gastronomia do Instituto Espanhol para o Comércio Externo (ICEX), disse, em entrevista à DISTRIBUIÇÃO HOJE, que “Espanha tem uma relação muito próxima com Portugal, sendo um dos nossos parceiros mais importantes”. María Naranjo adiantou que “Portugal é o quarto destino das nossas exportações e com quem compartilhamos, na União Europeia, o interesse pela abertura de novos mercados para os nossos produtos”.

No próximo ano, a Alimentaria realiza-se pela primeira vez, em conjunto com a Hostelco, o que “potenciará as sinergias com um setor como o da hotelaria e restauração permitindo convocar um conjunto de mais de 4.500 empresas expositoras, sendo 27% oriundas de fora de Espanha”.

Alimentaria 2018 convida 800 compradores internacionais

A feira vai reforçar os três salões principais: Intervin, Intercarnes e Restaurama, mas também a Expoconser, Interlact e o Multiple Foods. Ainda, a zona da Alimentaria Premium inclui os International Pavillions; Lands of Spain; Snacks, Biscuits & Confectionary; Mediterranean Foods; Organic & Funtional Foods; Grocery Products e Fine Foods e as empresas e compradores internacionais vêm de mais de 70 países.

Veja a reportagem completa na edição de dezembro-janeiro da DISTRIBUIÇÃO HOJE.

*A jornalista viajou a convite da Alimentaria Barcelona