Produção

“Portugal é um país importante em termos de consumo de fruta”

Zespri: “Portugal é um país importante em termos de consumo de fruta”

A Zespri anunciou este ano a chegada dos seus kiwis amarelos ao mercado português, um produto vendido pela companhia neozelandesa desde 2000. Entre os diversos benefícios nutricionais conta-se, por exemplo, o facto de possuir o triplo da vitamina C que contém uma laranja e ser o fruto ideal para “dietas de controlo de peso”. Características que a empresa quer promover para chegar a mais consumidores.

Enrique Guio, Market Manager Iberia da Zespri International Europe, falou com a DISTRIBUIÇÃO HOJE e explicou porque é que a companhia está apostada em entrar no cabaz de compra de todos os consumidores portugueses.

Que empresa é a Zespri?

A Zespri é a marca líder mundial na categoria de kiwi, que gere cerca de 30% do total do volume deste fruto comercializado no mercado. Como empresa, a Zespri surge em 1996, embora as suas origens remontem ao início do século XX, altura em que se registam os primeiros cultivos de kiwi na Nova Zelândia. A sua estrutura de negócio é única, dado que pertence a uma organização composta por mais de 2450 produtores de kiwi neozelandeses, que comercializam os kiwis Zespri em 60 países, em todo o mundo, o que faz com que a empresa seja uma referência mundial no sector da horticultura.

Como é produzido o ‘kiwi amarelo’ que a empresa agora trouxe para Portugal?

A Zespri está focada em produzir apenas um tipo de fruta, o kiwi, o que permite que se especialize e trabalhe no desenvolvimento de novas variedades, sempre de forma natural, com novas características organoléticas que respondam às preferências e necessidades dos consumidores, em termos de gosto, com maior qualidade nutricional e resistência, ao longo do processo de cultivo e comercialização. Assim, o Zespri SunGold foi criado com o objetivo de proporcionar um kiwi com um elevado valor nutricional e com uma ótima qualidade, que se adapte à procura dos consumidores de fruta, cada vez mais conscientes da necessidade de adotar uma alimentação saudável. Esta é a principal prioridade de Zespri.

A empresa alcança estes objetivos através do Sistema Zespri, que assegura que todo o processo de produção dos seus kiwis, desde o cultivo até à venda ao consumidor, é único e homogéneo, para garantir que cada peça de fruta da marca chegue ao consumidor final com as melhores condições, em termos de qualidade e sabor.

Qual é a diferença entre o vosso ‘kiwi amarelo’ e outros disponíveis no mercado?

Embora existam outros kiwis amarelos no mercado, o Zespri SunGold é único, uma vez que foi desenvolvido exclusivamente pela Zespri, aumentando as propriedades organoléticas e nutricionais deste fruto, o que faz com que se diferencie dos outros.

E qual é a principal diferença entre este kiwi e um kiwi ‘normal’?

As principais diferenças passam pelo sabor, suculência e, claro, a sua cor. Zespri SunGold é amarelo brilhante no interior, tem um sabor doce, com um toque tropical e uma polpa muito suculenta. Para além disso, tem uma forma oval perfeita, com uma pele macia e sem pelos.

Quantas toneladas de kiwi amarelo produzem anualmente?

Globalmente, em 2016, a Zespri vendeu 48,5 milhões de caixas de Zespri SunGold da Nova Zelândia, o que equivale a cerca de 174 milhões de toneladas.

Qual foi a vossa faturação em 2016?

Em 2016, a nível global, a Zespri faturou 2,26 mil milhões de dólares da Nova Zelândia.

Quais são as previsões para este ano?

Os resultados dependem da colheita total, proveniente dos dois hemisférios, pelo que não podemos ainda especificar este indicador.

Para cumprir o objetivo de disponibilizar kiwis de ótima qualidade, ao longo dos 365 dias do ano, a Zespri cultiva não só na Nova Zelândia, mas também na Europa – Itália e França- e na Ásia- China e Coreia. Independentemente da sua localização, todas as colheitas são feitas com recurso ao Zespri System, o sistema de produção ambiental exclusivo da empresa, que integra uma série de padrões de qualidade que todos os produtores devem seguir para cultivar kiwis Zespri.

Quais são os vossos objetivos para o mercado português, onde agora decidiram apostar?

Portugal é um país importante em termos de consumo de fruta. Os portugueses valorizam fruta saudável, de qualidade e com um ótimo sabor. Neste sentido, o Zespri SunGold cumpre todos os requisitos para ser mais uma fruta a integrar o habitual saco de compras dos consumidores portugueses, de todas as idades.

Para que os kiwis Zespri SunGold estejam facilmente disponíveis para todos os consumidores, são comercializados em frutarias tradicionais, supermercados e hipermercados. Em Portugal, a Zespri trabalha com duas empresas de reconhecido prestígio no setor de distribuição de fruta: Fiel e KiwiCoop.

Como vão comunicar com o consumidor português?

A Zespri desenvolve campanhas de comunicação para estimular o conhecimento da marca e das suas diferentes variedades de kiwis Zespri entre os consumidores, através de atividades desenvolvidas com os media e com os distribuidores. A Zespri considera os operadores de distribuição parceiros estratégicos e, por isso, trabalha de perto com eles para agilizar os processos comerciais, fornecendo-lhes novas ferramentas que aumentam a visibilidade de Zespri no ponto de venda.