Produção

Novo conceito de calçado vence Prémio Nacional Indústrias Criativas

Novo conceito de calçado vence Prémio Nacional Indústrias Criativas

A marca IGUANEYE “Cloud”, conceito de calçado inspirado no calçado usado pelos índios da Amazónia, foi a grande vencedora da nona edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves. Na edição deste ano, sagraram-se também vencedores os projetos Sound Particles e WonderCover, no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A IGUANEYE “Cloud” é um conceito de calçado produzido a partir de um material muito flexível (elastómeros) que simula o efeito de andar descalço. No interior, é incorporada uma palmilha de cortiça e couro amovível que possibilita um conforto máximo, segundo os seus criadores.

O Sound Particles, que ficou na segunda posição do concurso, é um software 3D para áudio, vocacionado para as áreas do entretenimento como cinema ou videojogos que permite a criação de milhares de sons em simultâneo e efeitos sonoros de elevada complexidade. Já é usado pelos grandes estúdios de Hollywood (Skywalker, Universal, WarnerBros, Fox, Sony, Paramount, Pinewood, ParkRoad), em filmes como Batman v Superman, Ninja Turtles 2, A Grande Muralha ou Ghostbusters (2016).

O WonderCover, por sua vez, é um acessório físico para tablets associado a apps mobile e, de acordo com o seus criadores, é “o primeiro acessório para dispositivos móveis que permite a utilização simultânea de um único tablet por parte de um grupo de utilizadores locais em jogos e atividades que impliquem ocultação de informação entre os intervenientes.”

Desde a sua primeira edição, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves já apoiou mais de 70 projetos de forma sustentada, de um total de 2072 candidaturas recebidas. No ano passado o grande vencedor foi a Noocity, uma startup dedicada ao desenvolvimento de equipamentos para agricultura urbana.