Tecnologia

MasterCard vai utilizar inteligência artificial para detetar fraudes nos pagamentos

inteligência artificial - Distribuição Hoje

A MasterCard apresentou recentemente o Decision Intelligence, um serviço de deteção de fraude que recorre à tecnologia de inteligência artificial (IA) para ajudar as instituições financeiras a aumentar a precisão das aprovações em tempo real de transações.

De acordo com a empresa, o Decision Intelligence “é uma abordagem radicalmente nova que vai muito mais longe.”

“Estamos a resolver um grande motivo de incómodo para o consumidor que é o de ser indevidamente recusado ao tentar fazer uma compra”, explica Ajay Bhalla, Presidente de Risco e Segurança de Empresas da MasterCard. “Ao usar a tecnologia AI na nossa rede global, estamos a ajudar as instituições financeiras e os comerciantes a melhorar as taxas de aprovação e a experiência do consumidor.”

“É evidente que esta nova solução realça a importância crucial da segurança e da conveniência em todo o processo de compras online, não só para os consumidores, mas também para os bancos e comerciantes”, acrescenta Carlo Enrico, Presidente da Mastercard para a Europa Ocidental. “Ao usar a tecnologia AI na nossa rede global, estamos a ajudar as instituições financeiras e os comerciantes a melhorar as taxas de aprovação, a experiência do consumidor e a reduzir a fraude.”

A tecnologia baseia-se noutros serviços proprietários e utiliza algoritmos para fornecer uma classificação preditiva ao emissor, através de uma análise inteligente. Essa informação é depois incorporada nos seus esforços existentes de mitigação de fraude. Segundo a MasterCard, “a tecnologia inteligente que está por detrás do Decision Intelligence examina como uma conta específica é utilizada ao longo do tempo para detetar comportamentos de compras normais e anómalos. Ao fazê-lo, aproveita as informações da conta como a segmentação de valor do cliente, perfil de risco, localização, comerciante, dados do dispositivo, hora do dia e tipo de compra feita.”