Meios de Pagamento

MasterCard cria sistema biométrico para cartões de pagamento

MasterCard - pagamentos biométricos - Distribuição Hoje

A MasterCard apresentou esta quinta-feira (20 de abril) uma nova geração de cartões biométricos que combinam tecnologia de chip com impressões digitais, o que irá possibilitar uma verificação mais segura da identidade dos seus titulares quando realizam compras em loja. Os testes desta nova tecnologia decorreram recentemente na África do Sul com o Pick n Pay e com o Absa Bank, uma subsidiária do Barclays África.

Este novo cartão biométrico baseia-se, segundo a MasterCard, na tecnologia de digitalização de impressões digitais que é utilizada atualmente para pagamentos móveis, aproveitando os mais recentes leitores biométricos para a criação de um cartão mais flexível e fino que pode ser usado em terminais EMV em todo o mundo.

“Os consumidores estão a experimentar, de forma crescente, a conveniência e a segurança que os sistemas de biometria lhes proporcionam”, disse Ajay Bhalla, presidente de gestão de risco e segurança global da MasterCard. ” As impressões digitais ajudam a oferecer uma segurança adicional, seja para desbloqueamento de um smartphone ou em compras online. Não é algo que possa ser replicado ou apropriado e que, por isso, irá ajudar a proporcionar uma maior tranquilidade aos titulares de cartão”.

De acordo com a MasterCard, o funcionamento do sistema é simples: o titular do cartão deve inscrever o seu cartão através de um simples registo junto da sua instituição financeira. Depois do registo, a impressão digital do utilizador é convertida num template de encriptação digital armazenado no cartão, que pode depois ser utilizado em qualquer terminal que leia cartões com chip em todo o mundo.

Nos próximos meses, a MasterCard deverá iniciar testes adicionais na Europa e na região Ásia-Pacífico.