Quantcast
BGC

Marcas próprias voltam a conquistar os portugueses

Marcas brancad voltam a conquistar os portugueses

As vendas de Marcas da Distribuição (Marcas Próprias) voltaram a crescer acima das Marcas de Fabricante. De acordo com o mais recente Scantrends da Nielsen, entre 27 de fevereiro e 26 de março, os Bens de Grande Consumo registaram uma evolução de -0,4%, com as marcas brancas (MDD) a crescer 3,4% e as Marcas de Fabricante (MdF) a registar uma quebra de 2,3%.

Esta é a primeira vez, desde o início de 2016, que as Marcas de Fabricante registam um resultado negativo. De acordo com a Nielsen, no acumulado do primeiro trimestre do ano, registou-se uma inversão de tendências, com as MDD a crescerem 3,5 pontos percentuais e as Marcas de Fabricante a registar apenas uma ligeira subida de 0,6%. No total do trimestre, os Bens de Grande Consumo cresceram 1,6%

No segmento de Alimentação, registou-se uma queda de 3% nas vendas entre 27 de fevereiro e 26 de março, a primeira evolução negativa do segmento desde abril de 2016. Aqui as MdF registaram um decréscimo nas vendas de 6,2% e as MDD cresceram 2,3 pontos percentuais. No acumulado do trimestre, por sua vez, as Marcas da Distribuição cresceram 3% e as Marcas de Fabricante registaram uma dinâmica inversa, caindo 1,5%.

Nas Bebidas, entre 27 de fevereiro e 26 de março, houve um crescimento nas vendas de 3,8%, com as Marcas da Distribuição a registarem um crescimento a dois dígitos (11,3%) e as MdF a crescer 2,2%. No acumulado dos primeiros três meses do ano, por sua vez, as marcas próprias registaram um incremento nas vendas de 6,6% e as Marcas de Fabricante cresceram 4,3%, fazendo do segmento das Bebidas o mais dinâmico do primeiro trimestre, com uma evolução positiva de 4,7%.

Já Higiene do Lar, revela a Nielsen, foi a categoria “mais dinâmica” entre 27 de fevereiro e 26 de março, com um aumento nas vendas de 7,1%. Durante o período em análise, as Marcas de Fabricante cresceram 9,6%, acima das MDD, que registaram uma evolução de 2,2%. Na análise do primeiro trimestre, por sua vez, ficamos a saber que esta foi a única categoria em que as Marcas de Fabricante registaram um crescimento superior às Marcas da Distribuição – 6,1% vs 0,4%.

Para além disso, a Nielsen refere que a categoria de Higiene Pessoal cresceu 4,9% entre 27 de fevereiro e 26 de março, com as Marcas da Distribuição (7,8%) a registarem um crescimento muito superior às Marcas de Fabricante (3,9%). No total do trimestre a tendência manteve-se, com as MDD a crescerem 8,1% e as Marcas de Fabricante a crescerem 1,4%.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever