Inovação

Loures quer acelerar a inovação no agroalimentar, nos transportes e na logística

Loures quer acelerar inovação no agroalimentar, na logística e nos transportes

O concelho de Loures anunciou recentemente um novo projeto para a promoção da inovação nos setores do agroalimentar, dos transportes e da logística. Batizado de ‘Ecossistema de Inovação para o Concelho de Loures’, este projeto pretende “consolidar a estratégia de desenvolvimento tecnológico” no concelho, acelerando projetos junto de atores locais identificados neste ecossistema.

Instalado no MARL, esta plataforma central constituirá um Market LAb setorial e irá complementar a sua área de intervenção com novas linhas de ação: incubação/coworking; fablabs; programas de aceleração e capacitação; mentoria, informação e apoio na angariação de financiamento de projetos; integração em redes de parceiros locais, nacionais e internacionais; criação de um ambiente networking, entre outras.

Por detrás da iniciativa está o Loures Inova, uma entidade que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, o MARL e a Universidade Nova/Faculdade de Ciência e Tecnologia – Madan Parque de Ciência e que irá operar num parque empresarial com características de ‘cluster’.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, esta ação “permite materializar o posicionamento do concelho de Loures na vanguarda dos territórios: inteligentes, sustentáveis e inclusivos.