Opinião

Porque é que o Branded Content é tão eficaz?

Porque é que o Branded Content é tão eficaz?

As novas formas de comunicar e de consumir informação estão a mudar profundamente o nosso comportamento. Todos os dias ficamos mais exigentes em relação ao conteúdo que consumimos. Todos nós gostamos de uma boa história e as experiências que nos desafiam são muito mais memoráveis.

Quero partilhar um dado intrigante… sabia que o Branded Content é duas vezes mais memorável que a publicidade tradicional? É verdade! Pense comigo, a publicidade está em todo lado… quantos anúncios saltamos por dia no Youtube? E quantos emails apagamos diariamente?

Para acompanhar estas exigências, as marcas têm a missão diária de criar experiências que ficam na memória dos seus clientes.

Para os mais distraídos, o Branded Content é uma forma de publicidade onde o foco é o consumidor e não a venda de produtos. Promete envolver os clientes com histórias únicas e reais, criando uma relação de proximidade e aumentando assim a intenção de compra. A boa notícia é que pessoas preferem ser impactadas através deste formato porque acreditam que o conteúdo é focado em si.

Existem marcas no mercado com mais de uma década de existência, até com um bom produto ou serviço para oferecer, mas será que são realmente memoráveis?

Quando penso em bons exemplos de Branded Content lembro-me da Volvo Trucks e da Netflix. Porquê? A Volvo, com o lendário Van Damme, produziu um conteúdo viral em formato de vídeo com mais de 88 milhões de visualizações. É impressionante como a Volvo conseguiu colocar ‘meio mundo’ a falar de camiões. O objetivo era demonstrar a estabilidade e precisão da direção da Volvo e foi facilmente conseguido.

A Netflix… enfim, é obrigatório falar deste exemplo. O seu sucesso é impressionante. Aliás, a Netflix é perita em contar histórias, desde narcotráfico a histórias sobre a difícil realidade das prisões femininas. O objetivo aqui era simples: envolver e promover. A forma subtil e ágil como fizeram a ligação dos artigos às series foi genial.

Olhamos para estes exemplos e pensamos: ‘não tenho orçamento’. Mas será mesmo falta de orçamento ou falta coragem?

Uma boa história não precisa de ser contada de uma forma excessivamente sofisticada, ou utilizar as mais recentes tecnologias digitais do mercado. O poder de uma boa história é essencialmente a maneira como é contada e vivida pelos consumidores nos diferentes canais de comunicação.

Eu acredito que o Branded Content é uma ferramenta de comunicação muito poderosa e que as marcas inteligentes utilizam um bom conteúdo para atrair novos clientes e manter os atuais envolvidos.