Tendências

Há uma rede social a dar que falar. E não é o Facebook…

Chama-se Vero e está a dar que falar um pouco por todo o mundo. A nova rede social promete uma experiência de utilização diferente da oferecida por gigantes como o Facebook ou o Instagram e responde a uma exigência antiga dos utilizadores de social media: não existem anúncios, porque esta, dizem os seus fundadores, é uma rede que “celebra as paixões das pessoas, sem algoritmos, anúncios ou bots”.

Quando foi lançada, em 2015, a Vero prometia subscrições gratuitas para o primeiro milhão de utilizadores a fazerem conta, mas “devido a uma enorme onda de utilizadores a registarem-se” nos últimos meses, a rede social continua a ser gratuita até aviso em contrário.

A promessa da Vero é oferecer “conexões inteligentes” e ainda a possibilidade de comprar produtos e ouvir música sem que seja necessário abandonar a aplicação. Para além disso, a rede social permite publicar fotografias, texto, URLs, recomendações, séries de TV ou filmes, com as publicações a aparecerem num feed cronológico que se assemelha ao Instagram, mas que permite ‘navegar’ consoante o tipo de conteúdos que desejamos ver.

Para já a Vero só está disponível para dispositivos móveis com os sistemas operativos iOS ou Android.